Dieta da batata doce é mais uma opção saudável rica em nutrientes que vai te ajudar a emagrecer cerca de 5kg por semana.

Certamente o ultimo alimento que você vai pensar em por na sua dieta é a batata doce. Mas é um grande engano, ainda que ela pertença a categoria de alimentos ricos em amido, ela é rica em fibras, potássio, cálcio e isso é muito positivo pra quem deseja ter uma alimentação saudável e nutritiva.

É também rica em proteína e fósforo e todas as suas características fazem dela um dos alimentos mais nutrientes que existe no mundo, sendo inclusive indicada para controlar as taxas do colesterol ruim e diabetes. A parte essas questões, também melhora o funcionamento do intestino, acelera a digestão e provoca grande sensação de saciedade, controlando a compulsão pelos alimentos.

 

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3 razões para você incluir a batata doce no seu cardápio

– Baixas calorias

A batata doce contém 10% de suas calorias diárias em um plano de perda de peso moderada, de 1.600 calorias por dia. Uma unidade de tamanho médio contém cerca de 160 calorias, no entanto, é bastante grande. Na verdade, a batata doce de tamanho médio tem cerca de 5 centímetros de comprimento e um diâmetro de cerca de 2 polegadas. Comer alimentos de baixa caloria ajuda a perder peso, em especial no cálculo base de qualquer dieta, que é a queima de mais calorias do que o consumo.

– Elevado índice de fibras

A batata doce contem uma elevada quantidade de fibra, sendo que uma média, cozida com a sua pele ainda intacta, contém cerca de 3,8 gramas de fibra. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, uma dieta rica em fibras ajuda a perder peso. As batatas doces e outros alimentos ricos em fibras ajudam a suportar a perda de peso e reduzir o apetite, reduzindo a tentação de comer demais.

– Baixo índice glicêmico

A batata doce possui um baixo índice glicêmico, o que significa que ela não é susceptível a elevar os níveis de açúcar no sangue, mantendo-os dentro de uma faixa saudável, que pode desencorajar o aumento da gordura na barriga. Isto ocorre pois este tubérculo possui o chamado amido resistente.

Esse amido é um tipo de carboidrato, no entanto, ao contrário do carboidrato normal, ele não é rapidamente absorvido pelo organismo. Como funciona esse mecanismo, então? As enzimas do intestino delgado não conseguem digeri-lo, além dele atrair moléculas de gordura e açúcar; assim, essas moléculas acabam sendo digeridas mais lentamente.

 

Por que comer batata doce emagrece?

“A batata-doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando aos poucos a glicose na corrente sanguínea. Isso faz com que o corpo produza menos insulina, hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gordurinhas indesejáveis”. Além disso, tem muita fibra, o que ajuda a ficarmos saciadas por mais tempo. E ainda dá energia extra para malhar e aguentar a rotina puxada.

 

Fazer a dieta da batata doce não significa comer batata doce sem parar, mas incluir ela no seu cardápio diário, distribuindo uma quantidade no almoço e uma segunda quantidade no jantar, e o recomendado é não consumir mais de 50g por dia. Também recomenda-se que ela seja consumida assada ou na forma de sopa, a batata assada pode ser usada para fazer purê, salada, ou consumida sem nada mesmo, e no jantar é interessante fazer a sopa, depois bate no liquidificador e prontinho, você tem uma refeição completa, equilibrada, que sacia e nutre seu organismo, com a certeza de que vai estar consumindo um prato leve, nutritivo e de baixa caloria.

 

Fonte: Dieta da Batata

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