Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Dieta da maçã: desintoxique o fígado e derreta a gordura localizada

como fazer a dieta da maçã
Compartilhe esse post:

Perder peso já é bom, agora perder peso e ao mesmo tempo ganhar mais saúde, é ótimo! Isso é totalmente possível com a dieta da maçã. A saber, a dieta da maçã é indicada para desintoxicar o fígado, já que facilita a digestão e protege contra o câncer, pois contém substâncias que estimulam o sistema imunológico. Todavia, também reduz calorias e regula a flora intestinal. Ao fazer este tratamento, evite consumir açúcar e sal. Outrossim, tome bastante água e chá de carqueja, ou chá verde. Enfim, a dieta da maçã é uma das melhores e mais sana dietas que existe. Outrossim, regula o apetite e a saciedade, ajudando a manter o foco e a disciplina. Além disso, ajuda a purificar todo o organismo.

Leia também >> Chá de maçã e alho, limpa todo o organismo e elimina as impurezas

Leia também >> Chips de maçã e canela, sequinhos e crocantes, pra comer sem culpa

Benefícios da Maçã

Um velho ditado diz que comer uma maçã, por dia, mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Contudo, caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer para sua saude.

Diabetes e Colesterol

A saber, a maçã é rica em pectina. Uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Portanto, recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente. Outrossim, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária. No que diz respeito ao colesterol, Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol. Isso porque, forma uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. A saber, o estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

AVC

Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Outrossim, é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Ademais, foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. Outrossim, a pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Posteriormente, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

dieta da maçã

Problemas respiratórios e doenças estomacais

A saber, a maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Igualmente, uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. Outrossim, a maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais. No que diz respeito as doenças estomacais, a maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária e cérebro

Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas. No que diz respeito ao cérebro, devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes. Antes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer, envelhecimento e saciedade

Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fito nutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama. No que diz respeito a saciedade, as maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas

Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

A dieta…

1º dia: no café da manhã ingira 3 maçãs pequenas ou 2 grandes maçãs, misturadas com um pouco de suco de limão e um punhado de nozes.

  • Almoço: salada com maçãs, cebola e salsa – corte três maçãs grandes, adicione 20 gramas de salsinha picada e 30 gramas de cebolas frescas. Pode adicionar um ovo cozido picado.
  • Jantar: 3 maçãs de tamanho médio.

2º dia: no café da manhã: 1 xícara de arroz cozido – sem sal, e 3 maçãs.

  • Almoço: coloque em uma panela com água quente, 3 maçãs grandes descascadas e em pedaços, para que elas amoleçam. Para temperar, adicione suco de 1 limão.
  • Cozinhe o arroz separadamente. Feito isso, adicione o arroz e as maçãs em um liquidificador, e bata até obter um mingau.
  • Jantar: arroz cozido com um pouco de sal do Himalaia ou de Guérande.

3º dia: no café da manhã: 2 maçãs e meia xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura.

  • Almoço: corte as maçãs em fatias finas e as coloque num recipiente com água e suco de limão. Misture o queijo em cubos, com baixa gordura, com 2 colheres (chá) de mel e nozes. E adicione as maçãs.
  • Jantar: 50 gramas de queijo cottage, como o usado pela manhã.

4º dia: no café da manhã: 2 cenouras e uma maçã grande. Faça uma salada misturando-as.

  • Almoço: pegue 1 maçã e 1 cenoura, descasque e corte em pedaços pequenos. Adicione uma colher de chá de mel e um pouco de limão.
  • Jantar: 2 maçãs assadas e 1 colher de sopa de mel.

5º dia

  • Café da manhã:  1 cenoura cozida com uma beterraba.
  • Almoço: 1 ovo cozido e 1 beterraba cozida.
  • Jantar: 2 cenouras grandes raladas e 1 colher de sopa de mel puro.

6º dia: no café da manhã: a mesma coisa que o primeiro dia.

7º dia: no café da manhã: a mesma coisa que o segundo dia.

Em caso de fome, aumente a quantidade de maçãs… Pessoas com diabete e insuficiência renal não devem fazer esse tipo de dieta. Lembre-se que esse é um espaço informativo, em caso de duvidas procure um médico especialista, ou seu médico de família.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.