Dieta Dukan

A dieta da proteína, mas conhecida como dieta Dukan é muito eficiente. Criada, desenvolvida e aplicada pelo médico francês Pierre Dukan, ganha mais adeptos dia a dia. Hoje mais de 20 milhões de pessoas seguem esse método em todo o mundo e isso se deve aos resultados rápidos obtidos. Não tem restrições, nem idade, é perfeita pra quem quer perder pouco peso, como para quem tem que emagrecer tantos quilos. Dividida em quatro fases, sem sofrimento, sem complexidade, a dieta garante a perda do peso.

Você deve estar se perguntando: então é milagrosa? Não é! Eu uso esse método há 10 anos e realmente os resultados são surpreendentes. Perdemos peso rapidamente seguindo o passo a passo, respeitando cada fase e não passamos fome. Os primeiros dias de adaptação não são fáceis, porém com o passar dos dias, dormimos melhor, nos sentimos melhor e confesso que aos poucos a sensação de bem estar é muito positiva. Quero somente lembrar, que como todo método de emagrecer, também requer cuidados, é interessante ter um nutricionista para acompanhar, um profissional da área de educação fisica para orientar nas atividades e lembrando que o meu objetivo com esse artigo, é socializar a minha própria experiência pessoal, portanto, se você resolver experimentar, te aconselho a comprar o livro e pedir orientações ao seu medico. Eu me dou muito bem com esse método, somente na primeira fase tenho dificuldades.

Dieta Dukan e da proteina

 

Como eu disse, a dieta compreende 4 fases, vamos a primeira delas:

Fase de ataque  “período da conquista”

Nessa fase é permitido somente proteínas pura, o único carboidrato permitido é o farelo de aveia (somente 1 colher de sopa rasa) geralmente usada no iogurte natural/desnatado ou para fazer crepes de manha. Nessa fase é permitido comer: carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas, frango, peixes, ovos, frutos do mar e laticínios com baixa concentração de gordura, geralmente aqueles a 0% ou desnatados como é o caso do leite e do iogurte. A fase de ataque depende muito da quantidade de peso que você quer perder, se o seu interesse é perder somente de 5 a 10 quilos, é suficiente fazer uma semana nessa fase, mas se a sua intenção é perder acima de 10 quilos, recomenda-se fazer 2 semanas. A primeira vez que fiz essa dieta, eu usei essa fase por 3 semanas consecutivas e meu médico me receitou sais minerais. Não tive em momento algum, problemas de saúde, mas como só comia proteínas, tive que tomar cápsulas de sais minerais. Nessa fase são permitidos agua com limão em abundância. Chás, tisanas (fusão de ervas verdes), café, refrigerantes light, leite 0% de gordura, queijos e iogurtes magro, de preferência o branco, se você optar por consumir iogurtes de sabores, não pode consumir mais que 1 copinho ao dia, por isso recomenda-se o branco, pois esse não tem limite, pode comer a vontade. Nessa primeira fase eu chego a eliminar de 5 a 6 quilos por semana e o fundamental, caminhar todos os dias por 30 minutos ou qualquer outra atividade fisica e tomar no mínimo 2 litros de agua.

Fase do Cruzeiro “Proteínas Alternadas”

Nessa fase, como o nome já diz, é uma soma alternada de duas dietas, aquela de proteínas pura que fizemos na primeira fase com a de proteínas alternadas, que é aquela que adicionamos ao nosso cardápio verduras e legumes crus ou cozidos em agua em sal. As saladas devem ser temperadas com um fio de azeite de oliva extra virgem, sal e vinagre balsâmico. Não é permitido batata, mandioca, milho, ervilha, lentilha, grãos em geral, pois são ricos em carboidratos. Essa fase funciona assim, uma semana de proteínas com verduras, outra semana de proteínas pura, nesse período aqui, você vai ficar até atingir o peso desejado. Geralmente, perdemos 2 kg por semana, mas esse valor varia de organismo para organismo e também da sua disciplina em caminhar todos os dias, tomar muita agua e seguir a risca as recomendações.

Quando bater aquela vontade louca por doces, tome um copo de coca light, ajuda a saciar o desejo por doces e a manter o foco. Nessa fase, uma vez o outra, também é permitido a gelatina light (eu evito).

Fase de manutenção “concretização”

Essa fase se caracteriza na concretização da perda do peso obtido até aqui. Consiste na introdução dos alimentos normais no nosso dia a dia, de forma calma e tranquila, em pequenas quantidades e o objetivo principal é “evitar o efeito sanfona”. Nessa face é fundamental ter atenção ao fato de que, antes de iniciar a dieta, mesmo quando exagerávamos na quantidade, o efeito não era assim grande e significativo, mas depois desse processo de depuração e perda de peso, se você não se concentrar nas quantidades consumidas, os efeitos serão bem mais importantes, porque nosso organismo, a essa altura, já criou uma disciplina alimentar, nosso estômago já esta educado a tudo que é natural e saudável, portanto é fundamental ter controle ao pé da letra.

Nessa fase são permitidos as proteínas puras, as alternadas e podemos incluir diariamente duas fatias de pão integral e 2 porcões de frutas. Não é permitido a banana, a cereja, a uva e o abacate. Duas vezes por semana, podemos incluir nas nossas refeições o arroz integral ou macarrão integral, ou por ultimo, o feijão.  Atenção é uma coisa ou outra, não são todos os alimentos juntos.

Essa fase, é muito importante para a consolidação do programa Dukan, para cada quilo perdido, você deve fazer uma semana dessa fase. Exemplo, se você emagreceu 10 quilos, deve fazer 10 semanas dessa fase.

Fase Final “estabilização do peso perdido”

Por toda sua vida, 1x por semana você deve fazer um dia de proteína pura –  PARA SEMPRE! Deve manter a rotina diária de atividades físicas, sempre 30 minutos ou mais, fica a seu critério. Deve tomar no mínimo 2 litros de agua.  Nessa fase aconselha-se ingerir bastante sucos que favoreçam a eliminação de toxinas (sucos detox) e um melhor funcionamento do intestino. Eu, nessa fase uso muito o suco detox verde, pois ele ajuda a manter o ritmo acelerando o metabolismo, eliminando sempre as toxinas no sangue e melhorando significativamente o funcionamento do intestino. Recomenda-se também o detox de cenoura com ameixa, pois age diretamente, no caso, de intestino preguiçoso. Doces? Somente 2 x por semana, o ideal seria somente 1x. A alimentação deve ser mantida sempre sobre controle, principalmente alimentos gordurosos, ricos em açúcar e carboidratos.

Como toda dieta alimentar sem restrições no grupo alimentar, se você descuidar, pode recuperar todo o peso perdido novamente, por isso, foco é fundamental!

Por Priscilla Rodighiero

Fonte: Dieta Dukan, Pierre DuKan, Editora Sperling & Kupfer, 2010

%d blogueiros gostam disto: