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Como usar a DIETA da TIREOIDE para emagrecer

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo.

Quando não está funcionando corretamente, causa muitos distúrbios no organismo: o ganho de peso, fadiga, constipação, o nosso sono é perturbado, o nosso peso varia, e nosso humor oscila … Para superar estes inconvenientes, concebeu-se a dieta da tireoide.

Além de tratamentos terapêuticos, a dieta também desempenha um papel crucial na regulação da tireoide.

Por quê? Simplesmente porque para trabalhar, ela precisa de iodo, um oligoelemento que o nosso corpo não produz. Por conseguinte, a dieta da tireoide tem como objetivo abordar os malefícios de um mau funcionamento do órgão.

 

Dieta da Tireoide IG

 

Ela nos ensina a escolher e combinar os alimentos de acordo com seu índice glicêmico e distinguir aqueles que contêm mais iodo e selênio (útil para assimilação adequada de iodo).

Essa é uma das únicas dietas  validada por muitos estudos científicos: A dieta inclui uma alimentação  equilibrada, que pode ser seguida por todos e se adapta a todas as necessidades alimentares (alergias, vegetariana, etc.) .

Em que consiste a DIETA

Basicamente, é substituir os alimentos de alto índice glicêmico (IG) por alimentos com baixo IG para controlar o açúcar no sangue e encorajar o organismo a usar a gordura como fonte de energia.

A dieta promove o consumo de hidratos de carbono a partir de frutas, verduras, legumes, tubérculos (exceto batatas que devem ser consumidos com moderação) e sementes oleaginosas. Você pode continuar a comer pão, massas, grãos com moderação, desde que esses alimentos tenham um baixo índice glicêmico.

 

Por que a DIETA da TIREOIDE é eficaz?

A dieta permite uma grande variedade de alimentos e está mais interessada na qualidade dos nutrientes do que na quantidade. As gorduras não são proibidas. Novamente, é a qualidade que importa.

A proposta da dieta não é perder peso drasticamente, mas uma vez tendo abandonado os velhos hábitos, A dieta da tireoide abre o caminho para uma alimentação saudável e saborosa que permite estabilizar o seu peso permanentemente.

  • Nossa biologia é respeitada

A dieta da tireoide está próxima da alimentação ancestral seguida pelo homem há centenas de milhares de anos, por isso é o que é mais adequado para os nossos genes e nossa fisiologia. A dieta de baixo índice glicêmico não causar picos de glicose no sangue. Ele estimula o corpo a usar a gordura como fonte de energia.

  • Menos fome

O Plano não mexe com o apetite, não provoca ânsias. Pelo contrário, ele prolonga a saciedade.

  • Não é frustrante

A dieta da tireoide não causa frustração. Em outros regimes, frustrações surgem do fato de que não podemos consumir carboidratos (dietas de baixo carboidrato) ou gordura (dietas de baixa gordura), mesmo que o homem (e especialmente as mulheres!) tenham um desejo  natural por esses alimentos. Agora, a dieta da tireoide não exclui alimentos com base em seus carboidratos e gordura: cereais por exemplo, não são proibidos, é a qualidade que é importante.

  • Dá mais energia

Com a dieta IG, você perde peso e o nível de energia aumenta. As reservas de gordura diminuem enquanto a massa muscular é preservada, sem hipoglicemia, pelo contrário, você se sente cheio de energia.

 

Dieta do Indice Glicemico

 

Por que você deve adotar a IG?

Ao adotar uma dieta composta de alimentos com baixo IG, o excesso de peso é perdido, mas também cuida de sua saúde:

Muitos estudos científicos têm demonstrado que uma dieta de baixo IG protege contra diabetes.

Também foi comprovado que este tipo de dieta reduz o risco de ataques cardíacos, certos tipos de câncer, doenças oculares e perda auditiva devido à idade.

E mais: a dieta IG ajuda a viver mais tempo. De fato, sabemos que a insulina controla diretamente o envelhecimento dos tecidos. Uma dieta de baixo IG, aumenta assim a expectativa de vida.

As regras básicas do IG dieta da tireoide

Além dos alimentos para escolher e quais evitar, existem hábitos muito simples para adotar ao seguir o IG dieta da tireoide.

Para obter o máximo de benefícios de saúde, Dr. Pierre Nys sugere 10 regras a serem aplicadas na vida cotidiana:

  • Pare de beliscar. Problema de tireoide ou não, esse hábito é um inimigo de uma dieta equilibrada e atrapalha o metabolismo.
  • Equilibre a sua refeição. Certifique-se de equilibrar o menu com base no índice glicêmico de cada alimento. Você pode muito bem comer uma porção de arroz branco se for acompanhado por verduras e filé de peixe. No entanto, a sobremesa deverá ser bem leve. Quer um pudim? Então substitua o arroz por legumes.
  • Evite alimentos processados. Eles contêm muito açúcar, a sua ingestão nutricional é menor e o impacto calórico muito grande . Cozinhar seus próprios alimentos permite controlar melhor o conteúdo de seu prato.
  • Prefira congelados a enlatados. A maioria dos alimentos enlatados ou em conserva são muito cozidos (ervilha, por exemplo) enquanto a oferta congelada apresenta uma oferta um pouco mais “crua”.
  • Incorporar pelo menos dois vegetais por refeição. Para cuidar da tiróide, nada como uma combinação composta de um vegetal cru, uma porção de proteína cozida e / ou um cereal.
  • Prefira frutos do mar por duas razões : Eles têm zero de IG e incluem uma generosa quantidade de iodo e selênio. Fontes de ácidos graxos, contribuem mais para a nossa saúde cardiovascular. A vantagem real para todos aqueles que sofrem de hipotireoidismo (deficiência da produção de hormônio da tireoide), muitas vezes acompanhado por aumento de colesterol no sangue.
  • Óleo de cozinha. Disfunções da tireoide são geralmente fontes de ansiedade. Para proteger a permeabilidade das paredes neuronais, nada como ácidos gordos essenciais a partir de óleos vegetais para cozinhar, preferencialmente azeite ou óleo de canola, mas use com moderação.
  • Não cozinhe excessivamente os alimentos. Isso permite não danificar esses nutrientes. Se possível, prefira cozinhar a vapor ou no forno (160 ° max). Leve também em consideração o fato de que o cozimento aumenta o índice glicêmico. Por exemplo, é melhor cenouras mais crocantes.
  • Abuse das sopas. Muito simples de fazer, eles podem variar o gosto pelas misturas. Evite batatas que o IG é muito alto. Prefira abobrinha .
  • Beba água. O IG dos sucos frutas e refrigerantes é relativamente alto, por isso devem ser evitados. Quanto ao álcool, optar por produtos de qualidade, como vinho tinto ou champanhe, porque seu IG é baixo.

Os alimentos

Os alimentos são aqueles que contêm mais iodo, ou seja, algas secas, alho, moluscos marinhos, peixe, marisco, abacaxi, cebola, ovos, nozes, grãos ou carne. Aqueles que contêm mais selênio: massas integrais, carnes vermelhas, cogumelos, pão integral e legumes.

A DIETA da tireoide IG

Um café ou um chá sem açúcar (ou ligeiramente adoçado com stevia) + 3 fatias de pão integral, torrado ou não + 1 copo de iogurte.

Outra opção: chá ou café sem açúcar (ou levemente adoçado com stevia) + 2 fatias de pão integral torrado ou não + 2 colheres s. queijo branco + 1 ovo cozido + 1 fruta.

almoço pode ser feito de arroz, frango cozido, berinjela gratinada com tomate e batata cozida.

Para o jantar, creme de alho com leite de amêndoa, seguido de alho mexilhões, um prato com purê de abobrinha com ervas. Frutas frescas para a sobremesa seria ótimo.

 

Redatora Noemia Cecilia

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