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Dieta do ovo cozido

Os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo levam milhões de pessoas ao sobrepeso ou à obesidade, e esses problemas já são tratados como casos de saúde pública em diversos países do mundo.

Constantemente, surgem as famosas “dietas da moda”, que prometem emagrecimento a curto prazo e incentivam os seus adeptos a fazer grandes restrições alimentares ou substituir a ingestão sólida apenas por líquidos, por exemplo.

No entanto, nem sempre os resultados são os esperados, já que o excesso de restrições dificulta a realização da dieta e em pouco tempo a pessoa recupera os quilos a mais perdidos com grande sacrifício.

Diferentemente dos exemplos citados, a dieta do ovo cozido é bem simples e parte de resultados bem significativos na perda de peso em um curto período de tempo. A dieta do ovo cozido ganhou popularidade nas redes sociais e se apresenta como uma boa alternativa para a redução de medidas.

 

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O que é a dieta do ovo cozido

O ovo faz parte da alimentação humana há muitos séculos, e é tão conhecido quanto polêmico. Já foi vilão da saúde e também usado pelos nossos antepassados como fortificante e revigorante.

Estudos mais recentes absolvem o uso do ovo na alimentação, desde que ele seja feito de forma moderada, e a dieta do ovo segue esse princípio, devendo ser feita por no máximo duas semanas consecutivas.

Na dieta do ovo cozido, o indivíduo deve acrescentar um ovo antes de cada refeição principal do dia e ao mesmo tempo, reduzir a quantidade calórica. Isso significa que a dieta do ovo não impõe nenhuma restrição alimentar, apenas o controle no consumo de carboidratos e proteínas.

Vantagens da dieta do ovo cozido

A principal vantagem da dieta do ovo cozido é fazer com que o organismo perca peso rapidamente. Isso se dá por alguns fatores, cientificamente comprovados:

  • A dieta do ovo cozido aumenta a saciedade – rico em proteínas e em gordura, o ovo é digerido mais lentamente pelo organismo que os carboidratos, por exemplo. Para que o metabolismo transforme a proteína em aminoácidos é consumida uma grande quantidade de energia, que é usada das reservas do organismo. A digestão lenta faz com que, na próxima refeição, seja necessária uma quantidade menor de alimentos, já que a pessoa ainda estará saciada. Esse é um dos pilares da dieta do ovo cozido e o um dos fatores do seu sucesso no emagrecimento rápido.
  • Presença do triptofano – um aminoácido presente no ovo, chamado de triptofano, estimula a produção de serotonina, uma substancia neurotransmissora produzida pelo cérebro que traz além da sensação de bem-estar, a diminuição do apetite, do estresse e da ansiedade, fatores mentais que contribuem para o aumento da ingestão de alimentos, principalmente dos doces.
  • Vitamina B12 – a vitamina B12 é responsável por ajudar o metabolismo a processar gorduras e proteínas, promovendo a queima calórica e aumentando o nível energético. Abundante no ovo, a B12 aumenta a disposição física, favorecendo as atividades físicas, essenciais para o controle do peso.

Cuidados com a dieta do ovo cozido

Por ser muito fácil e pouco restritiva, a dieta do ovo cozido necessita de alguns cuidados para que se obtenham os efeitos desejados e não sejam causados prejuízos ao organismo. Portanto, fique atento a esses detalhes:

  1. Não use os ovos fritos ou em forma de omelete, pois a gordura usada no processo aumentará o valor calórico. Lembre-se que é a dieta do ovo cozido, especificamente.
  2. Procure consumir os ovos sem sal, para evitar o consumo excessivo do sódio. Substitua o sal por algum tempero, como o orégano ou outro de sua preferência.
  3. Consuma muita água, já que a grande quantidade de proteínas irá sobrecarregar os rins, e a água é fundamental para o processo de filtragem do sangue.
  4. Evite a dieta se tiver histórico de problemas renais e de colesterol
  5. Lembre-se de que a dieta do ovo cozido deve ser feita apenas por pouco tempo, no máximo entre 10 e 14 dias
  6. Diminua as frituras e o fast food, pois embora a dieta do ovo cozido não seja restritiva, o consumo de alimentos inadequados vai interferir no resultado final.
  7. Pratique alguma atividade física, já que os exercícios promovem a queima calórica e favorecem a perda e a manutenção do peso
  8. Assegure-se da qualidade dos ovos que vai consumir, dando preferências aos orgânicos e os ovos caipiras.

 

Redator Emerson dos Santos

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