Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Dieta verde: a famosa dieta que previne o câncer e ainda acelera a perda de peso

A dieta verde é uma forma natural de aumentar a imunidade, curar anemias, e potencialmente indicada para prevenir o câncer.

Há muita pesquisa sendo feita sobre os efeitos de uma alimentação balanceada e baseada em alimentos mais nutritivos e naturais em diferentes campos que vão da oncologia (nicho da medicina que lida com tumores e cânceres) à cardiologia e nutrição.

O motivo disso é muito simples: o que você come influencia na sua saúde, isso já é senso comum.

Câncer: genética, ambiente, estilo de vida e alimentação

 

Dieta verde previne o cancer e emagrece

 

O câncer é, ainda, uma doença cheia de mistérios. Embora o mecanismo de proliferação e o comportamento de células cancerígenas já seja conhecido, o momento do surgimento da doença e a combinação de fatores ainda são coisas difíceis de serem previstas.

Basicamente, o que podemos afirmar é que 4 grandes fatores são determinantes para a predisposição de uma pessoa a desenvolver a doença:

  • Genética: as predisposições para certos tipos de câncer são herdadas passam de geração em geração através dos genes. Por isso, quem tem casos de câncer na família deve estar sempre alerta;
  • Ambiente: ambientes poluídos como os das grandes cidades, tóxicos como em algumas indústrias também podem influenciar no desenvolvimento do câncer;
  • Estilo de vida: pouco descanso, e o hábito de fumar ou beber álcool também aumentam as chances do desenvolvimento da doença;
  • Alimentação: a alimentação é um fator imprescindível para evitar o desenvolvimento de vários tipos de câncer, evitar comidas muito processadas e excesso de frituras e produtos químicos são um bom primeiro passo para prevenir a doença.

No quesito alimentação, a Dieta Verde tem sido, cada vez mais, reconhecida como uma excelente opção para o balanceamento de nutrientes e substâncias benéficas para a saúde que melhoram o funcionamento do organismo.

O equilíbrio das funções orgânicas trazido por uma dieta verde são uma maneira natural de prevenção contra vários tipos de câncer:  como o câncer pulmonar, colorretal, o câncer de fígado, da bexiga, ósseo, de pele, também o câncer de próstata e de mama.

Os alimentos verdes, também ajudam na proteção contra a leucemia (um tipo de câncer que afeta principalmente o sangue e a medula óssea).

Por que alimentos verdes e folhas verde escuras?

O principal componente de grande parte dos vegetais verde-escuros na luta contra o câncer é o grupo de substância conhecido por glucosinolatos.

Essas substâncias são capazes de inibir enzimas formadas nas fases iniciais do processo de desintoxicação do organismo, no qual as substâncias lipossolúveis (solúveis em lipídios e não em água como as que são eliminadas na urina e no suor) são preparadas para serem expelidas pelo organismo.

As substâncias geradas nas fases iniciais do processo de desintoxicação são modificações muito tóxicas das moléculas originais ingeridas. Por isso, elas são extremamente nocivas se não forem excretadas do organismo em um período apropriado.

A excreção demanda um novo processo de transformação que só é feito corretamente em um organismo equilibrado.

Alimentos de cor verde e, especialmente, aqueles com tons mais escuros são ricos em substâncias benéficas para a saúde, como:

  • Clorofila: além de ser conhecida pela síntese de luz em energia, a Clorofila é comprovadamente uma substância antimutagênica. Essas substâncias possuem a capacidade de reduzir velocidade e a taxa de mutações de células cancerígenas
  • Carotenóides: substâncias que atuam como antioxidantes e no controle de radicais livres
  • Fibras: as fibras alimentares são parcialmente pela velocidade do trânsito intestinal e impactam a pH do cólon (parte central do intestino grosso na qual ocorre a maioria dos casos de câncer), evitando problemas intestinais e, principalmente, o câncer de intestino (que é um dos mais perigosos)

Principais alimentos da Dieta Verde

Muitos alimentos se encaixam em uma dieta com foco na prevenção do câncer. Procure alimentos de coloração verde, folhosos ou não e, especialmente, os de tons escuros. Em muitos casos, a coloração do legume, fruta ou verdura já dão indícios de suas propriedades e benefícios para o organismo.

 

alimentos que ajudam na dieta verde

 

Alguns dos principais alimentos ricos em nutrientes que ajudam na prevenção do câncer por conterem antioxidantes e glucosinolatos, são:

  • Brócolis: além de combater o câncer, o brócolis é riquíssimo em cálcio, contém vitamina C, magnésio e fibra alimentar. Normalmente, é comido cozinhado ou preparado ao vapor, com pouca ou nenhuma condimentação;
  • Couve: além de nutritiva e de ter propriedades parecidas com os brócolis, a couve é um alimento fácil de ser utilizado na cozinha. Especialmente usado para sopas como o caldo-verde ela também combina com o prato mais popular do Brasil: o feijão e arroz;
  • Repolho: o repolho é, na verdade, uma variedade de couve. É um pouco mais popular no Brasil e faz parte de muitos pratos, principalmente, cozida ou em natura (em saladas).
  • Alface: a alface tem sido considerada apenas um acompanhamento leve e até um enfeite nos pratos, nunca o protagonista. Apesar disso, do caule às folhas a alface é um alimento muito saudável sendo útil para reduzir a insônia, melhorar o funcionamento intestinal e no tratamento da diabetes.

Além disso, contém sulforafano, um anticatabólico natural que ajuda no combate ao câncer. Uma curiosidade: em 2011 uma britânica descobriu que estava doente quando começou a ter muita vontade de comer alface o dia todo! Acredita-se que isso foi uma resposta do corpo ao desenvolvimento de um câncer de mama.

  • Nabo: pouco calórico e muito nutritivo o nabo também faz parte da lista de alimentos ricos em glucosinolatos.

Não são verdes, mas também ajudam!

Dois alimentos complementares para a dieta verde (ou qualquer outra) e quem possuem propriedades de prevenção ao câncer sãos as nozes e as castanhas.

Estudos científicos comprovaram que o consumo regular de nozes ajuda no combate à tumores, especialmente pela combinação de vitamina E, ômega 3, ômega 6 e arginina. Também já foi comprovado que comer castanhas ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.

Mais natural, menos processados

Hoje, vivemos muito mais do que nossos antepassados e, como não corremos mais tantos riscos na busca por alimento e na sobrevivência básica, é preciso concentrar os avanços nos problemas modernos. Temos acesso a todo tipo de comida e é difícil escolher o que comer.

A regra geral é tentar, sempre que possível, comer mais alimentos naturais e menos processados.

Lembre-se!

Sua dieta é imprescindível para que você permaneça saudável e viva mais e melhor.

Preste mais atenção no que come no dia a dia: é isso que pode trazer mais benefícios para sua saúde em geral e, especialmente, na prevenção do câncer!

 

Redatora Camila Freitas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: