A abóbora é um vegetal muito utilizado na culinária, isso vale para pratos doces quanto salgados, é rico em nutrientes, vitaminas e minerais.

Esse sim tem gostinho de infância, lembra casa da vovó, domingo de tarde, almoço em família… Ah como era gostoso aquele tempo que não tinha tantos produtos industrializados e a gente lambia os dedos de tanta gostosura quando tinha doce de abóbora!

Voce também é desse tempo? Fala a verdade, era muito gostoso. Quando tinha doce de abóbora, tinha festa entre as crianças, e ninguém ficava sem comer pelo menos dois pedaços.

O doce de abóbora é um clássico da cozinha brasileira, um doce que nos remete diretamente ao túnel do tempo. Um doce da roça, que não faltava na festas juninas e que todos gostavam muito.

Pois hoje vamos próprio aprender uma receita da roça, um doce fácil, caseiro, simples, barato, de cortar pra comer e fechar os olhos na primeira mordida, sabe porque? Pra lembrar do quanto era bom ser criança!

A abóbora é um vegetal incrível, rico em nutrientes, vitaminas e minerais, dela podemos fazer vários pratos, um deles são só doces, depois temos uma variedade incrível. Na Itália por exemplo, a abóbora é usada para rechear os tortellini, uma espécie de cappelletti recheados com um creme feito de abóbora e amaretto.

Da abóbora fazemos caldos, sopas, cremes salgados, doces em calda, em pedaços, refogada, em saladas e tantas variedades. Vamos ao que interessa a nossa receita de doce em pedaço.

 

DOCE DE ABÓBORA DE CORTE: COMO FAZER

Ingredientes do doce de abóbora de corte

1 kg de abóbora (paulista ou de pescoço) descascada e picada

1 kg de açúcar cristal

1 canela em pau

3 cravos-da-índia

1 colher (chá) de vinagre branco

1/2 xícara (chá) de água

 

Modo de preparo

Numa panela, coloque a abóbora descascada e picada, a canela, o vinagre, os cravos e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e a abóbora fique macia. Tire os cravos e a canela. Amasse bem a abóbora. Acrescente o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando.

Quando começar a ficar mais grosso, mexe sem parar até que o doce se solte do fundo da panela. Depois, despeje o doce em uma assadeira untada com manteiga sem sal ou sobre uma superfície lisa untada. Deixe o doce ficar morno e depois corte em retângulos. Deixe secar por cerca de 2 horas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: