Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Ervas combatem e previnem inúmeras doenças e tratam a depressão

Provavelmente você já teve ter ouvido falar dos poderes medicinais do alecrim, do manjericão e orégano? Certamente, não deu muita atenção e perdeu de saber o poder dessas ervas.

Boa parte das pessoas pensam somente nos benefícios culinários que elas podem proporcionar, principalmente quando exalam aquele aroma maravilhoso dentro de casa, mas na verdade, elas possuem segredos medicinais que eram já usados pelos primórdios e até os dias de hoje pessoas usam e testemunham que de fato, são plantas para terem dentro de casa e desfrutadas ao máximo.

Essas ervas são originarias do maior laboratório do mundo: a natureza! Verdadeiros remédios que temos muitas das vezes disponíveis dentro do nosso próprio quintal e não sabemos desfrutar desses benefícios, isso sem contar que elas são poderosas e quase ninguém sabe disso.

 

O poder do alecrim

O  alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.

Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

 

alecrim

 

O Alecrim é considerado um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas da planta são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Além de tudo que já foi citado, o alecrim pode ser grande aliado no combate a tosse, gripes e resfriados, suas propriedades calmantes, podem garantir uma excelente noite de sono. Também pode acalmar ulceras e gastrites, pode ser consumido durante o ciclo menstrual, pois suas substancias acalmam as cólicas e ajudam a dilatar o útero para a saída do fluxo.

 

O poder do orégano

O orégano contém vários benefícios para saúde, com propriedades que combatem os sintomas da TPM e retardam o envelhecimento. Também possui propriedades antioxidantes.

O orégano é uma planta da família das Labiadas, e é conhecida como oregão, manjerona rasteira e manjerona silvestre. Seu uso constante combate vários tipos de doenças como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente

Nele também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a famosa, TPM.

No organismo o orégano funciona como diurético, diminuindo a retenção de líquidos, e de quebra luta contra os radicais livres, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo.

 

O poder do manjericão

O manjericão é fonte de fibra diabética, água e proteínas, ainda é rico em vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro e potássio.

É um excelente antibacteriano e auxilia ainda na saúde do coração. Graças à presença de magnésio, pode ser usado para melhorar a circulação sanguínea. Por atuar como antioxidante, ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Ajuda também a prevenir a formação de placas e acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Pode ser usado ainda como um fortalecedor do sistema imunológico, sendo excelente para resfriados, gripes, dores de garganta, congestão e tosse. Estudos indicam que atua também inibindo o câncer, graças aos antioxidantes que restringem o crescimento das células cancerosas.

O manjericão atua ainda na melhoria da memória e no fortalecimento do sistema nervoso, além de aliviar o estresse e tratar picadas de insetos, cortes e feridas – sendo aplicado diretamente na pele. Sua aplicação é benéfica também em casos de vertigens, gases intestinais, afecções do fígado, espasmos gástricos, dores menstruais, insônia e até mesmo depressão.

 

Onde encontrar e como utilizar essas especiarias?

Podemos comprar em feiras, lojas de produtos naturais, em supermercados ou até mesmo plantar no nosso jardim. Agora que você já sabe de todos os benefícios que elas podem trazer para a sua saúde, aconselhamos que você as consuma diariamente, em saladas, sucos, chás, use sua imaginação e abuse de todos os benefícios que a natureza te oferece!

Se esse artigo foi útil pra você, curta e compartilhe, ajude a divulgar o trabalho informativo do Espaço Emagrecer, vida e saúde. 

 

Artigo redigido e organizado pela equipe de redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: