Escondidinho de verdura

A receita de escondidinho de verduras é uma variação da receita original de carne seca. Esse prato é muito apreciado na mesa do brasileiro, e por isso ganhou inúmeras versões. Há quem gosta de escondidinho de bacalhau, outros de carne seca, e ainda tem a opção de carne moída e frango desfiado. Todavia, quem não come carnes e peixes, pode variar preparando uma versão saudável, simples e econômica a base de verduras.

A vantagem dessa receita é o teor calórico, utilizando legumes, pode-se reduzir em até 40% o número de calorias por porção. Além disso, para quem gosta de verduras na mesa, sem dúvida a receita é perfeita. Feita a base de batatas, cenouras, vagem, abobrinha, brócolis e pimentão, ela se torna um prato agradável que pode ser servido com arroz branco, carnes grelhadas e outras, basta usar a imaginação.

Essa receita tem sabor de infância, de roça, de tempos difíceis onde nem sempre na mesa tinha carne. Contudo, legumes não faltava e com boa vontade a cozinheira colocava tudo na panela, depois no forno e logo depois se sentia aquele perfume agradável que vinha direto da cozinha e em volta da mesa, uma fatia generosa no prato, família reunida e agradecida pela fartura do dia.

Portanto, para quem ainda não sabe, o escondidinho de verdura é um prato bem antigo, mas com o passar dos anos, ele foi sendo aprimorado para atender outros gostos e por essa razão existem tantos modos de prepará-lo. 

A receita e seu preparo

A receita é dividida em dois passos, o primeiro é o receio que é preparado a base de verduras, que podem variar de acordo com o gosto da pessoa. O segundo passo é o preparo da massa a base de batata e queijo. Vale ressaltar que existem inúmeras variações de massa para escondidinho, a de hoje é bem simples, mas é importante observar os ingredientes e o passo a passo.

Para o recheio você vai precisar: 1 cenoura picada, 1 abobrinha picada, 1 cebola picada em cubos, 1 maço pequeno de brócolis (somente as flores), tomate cereja fresco, 1 dente de alho, cheiro verde a gosto, água e temperos a gosto.

Lave bem os legumes, pique-os e em uma panela inicie fritando a cebola e o alho, adicione aos poucos os legumes e sempre mexendo. Para dar mais sabor ao seu recheio, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e 100 gramas de queijo ralado tipo parmesão. A manteiga e o parmesão, são adicionados somente depois que o fogo estiver desligado.

O recheio não tem segredo, é como refogar legumes, importante que esses legumes não fiquem muito tempo no fogo, pois eles depois irão ao forno posteriormente e portanto se eles cozinharem muito na primeira etapa, quando irem ao forno, há uma grande chance deles ficarem moles e isso implicaria diretamente no paladar e na apresentação do escondidinho.

Para massa você vai precisar: 250g de batatas e 250g de batata salsa ou mandioquinha salsa, temperos a gosto, óleo de oliva, manteiga e 100g de queijo ralado. Cozinhe as batatas, depois amasse-as, e leve ao fogo novamente com um fio de óleo de oliva, 1 colher (sopa) de manteiga, temperos a gosto. Se achar que a massa está muito consistente, pode adicionar 50 ml de leite.

Depois do recheio e da massa pronta, você vai precisar de uma travessa refrataria untada e mãos a obra na montagem do escondidinho. Primeiro coloque uma camada da massa e por cima uma camada do recheio, depois alterne novamente uma camada de massa e uma de recheio, por cima, finalmente coloque a última camada da massa, pincele com um ovo batido e leve ao forno médio por 20 minutos e via, o escondidinho esta pronto para ser servido.

Importante lembrar que você tem a escolha de mudar os legumes, no lugar do brócolis, use vagem, no lugar dos tomates, use pimentões coloridos, e ainda pode adicionar azeitonas picadas, o seu escondidinho de verdura pode ser preparado de acordo com o paladar da sua família.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: