Popularmente conhecida como peste bubônica, a Yersinia pestis é a bactéria responsável por essa doença que matou milhares de pessoas na Idade Média.

Estudos acerca do assunto demonstraram que a doença esta voltando a atacar. Antigamente o animal que transmitia a doença era o rato, mas no dias de agora são as pulgas os agentes contaminadores da bactéria.

A peste negra como era popularmente conhecida naquela época, foi uma doença que matou muita gente. Já na idade média, a bactéria também era transmitida por pulgas ou ratos, contrario de agora, que especialistas da saúde encontraram vestígios de contaminação por meio de pulgas.

Basicamente humanos adquirem a doença quando são mordidos por uma pulga infectada ou entram em contato com material infectado.

A confirmar a noticia e a possibilidade de que a doença voltou a agir, foi o Departamento de Saúde do Distrito Central dos Estados Unidos da América.

Tudo começou com a contaminação de uma menina anônima de Idaho, e seu caso foi declarado como o primeiro depois de 26 anos sem sinal da peste negra.

A criança que esta sobre tratamento, luta com todas as suas forças para se recuperar da doença. Segundo os pais da criança, eles haviam viajado para Oregon, local onde, provavelmente a criança esteve em contato com a bactéria Yersinia pestis.

Certamente, a criança foi picada por uma pulga contaminada. E tem mais, depois do caso da menina ser registrado, descobriu-se que em Idaho, mais duas crianças foram contaminadas e 8 no total em todo o Estado.

Um numero alarmante para os profissionais da área médica e isso colocou o sistema de saúde dos EUA em total alerta. O governo esta instruindo toda a população por meio de vídeos educativos que foram espalhados pelos parques municipais, praças, shopping e outros setores públicos de maior fluxo de pessoas.

Também aconselham e orientam a população a usarem roupas limpas e frescas, que usem repelentes de insetos, que mantenham distancia de roedores em geral e em quase de qualquer sinal, que procurem a guardia médica.

Sintomas da Doença

Febre alta (39°C)
Calafrios
Dor de cabeça
Dores no corpo
Fraqueza
Náusea e vômitos
Convulsão.

Tratamentos

Antibióticos e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas são efetivos contra peste negra em pacientes diagnosticados a tempo. Durante o tratamento, o paciente precisa ser isolado.

Além disso, é necessário localizar e parar a fonte de infecção na área onde o caso humano foi exposto, além de instituir saneamento e controle de medidas apropriadas para impedir a fonte de exposição.

Mas é necessario identificar a contaminação de forma rápido, pois pode ser fatal. Essa doença matou maus de 50 milhões de pessoas na idade média e tudo isso por falta de orientação médica e remédios adequados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: