erva doce

O funcho ou a erva doce de cabeça, é um vegetal muito comum na mesa do Europeu, porém no Brasil, seu uso ainda se limita apenas ao chá de erva doce ou a infusões da erva.

Em algumas regiões brasileiras, algumas pessoas costumam consumir a cabeça do funcho, que é muito saborosa e nutriente, e dela podemos fazer salada. Basta lavar bem, depois cortar em pedaços e temperar a gosto. Acreditem, é uma delícia, além de ser super nutriente como já citamos, tem pouquíssimas calorias.

Graças ao seu sabor agradável e suas propriedades benéficas para a saúde, o funcho deveria ser consumido por todos, pois ele também esconde propriedades medicinais excepcionais.

O funcho tem propriedades terapêuticas contra a tosse e contra o muco, mas também é um excelente digestivo, que acalma as cólicas do estômago, e é utilizado para diminuir as cólicas dos bebês em chás ou através da alimentação da mãe.

Mas esta raiz não serve só para curar tosses e dor de barriga. O funcho quando consumido cru, é crocante e sumarento, de sabor fresco e doce, e quando é cozinhado, é macio e sedoso.

Portanto, consumi-lo é uma escolha muito saudável que faz bem a todo corpo e também a saúde.

Listamos 6 importantes benefícios do funcho

Vitamina C – O funcho contém quantidades consideráveis ​​de vitamina C, eficaz no combate aos efeitos dos radicais livres, aliviando a inflamação e aumentando as defesas. O vegetal também é rico em outras vitaminas que podem reforçar todo o sistema imunológico e prevenir inúmeras doenças.

Pressão – Este vegetal é particularmente rico em potássio, um eletrólito que efetivamente combate a pressão alta.

Anemia – O funcho contém ferro e histidina, um aminoácido útil no tratamento da anemia, capaz de estimular a produção de hemoglobina.

Doenças respiratórias – Esta planta é útil para o tratamento de doenças respiratórias e tem sido usada durante séculos para tratar congestão e bronquite. O funcho contém eucaliptol e anetol, dois compostos com propriedades expectorantes.

Digestão – Na Índia, é usado para mastigar sementes de funcho antes das refeições, para facilitar a digestão e eliminar o mau hálito. Alguns óleos essenciais de funcho estimulam a secreção de sucos gástricos e digestivos, que por sua vez, promovem a absorção de todos os nutrientes.

Dores menstruais – Ao regular a função do estrogênio e da progesterona, o funcho regula o ciclo menstrual. Além disso, possui propriedades analgésicas e calmantes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: