aftas

O organismo tem seus meios de avisar quando algo não esta bem. Quando o sistema imunitário começa a falhar e as defesas vão em baixo, o corpo começa a enviar sinais informativos de que tem algo que esta precisando ser ajustado. São nesses momentos que aparecem as aftas, feridas, irritações, febres internas e externas, tudo não passa de uma mensagem que sinaliza que tem algo errado.

Geralmente, a comunicação mais comum é o aparecimento das aftas que se formam na boca. Elas, além de serem dolorosas, nos impedem de comer ou beber adequadamente. As aftasaparecem justamente por causa de um sistema imunológico fraco que esta gritando e avisando que precisa de ajuda. Elas também surgem devido às deficiências das vitaminas C, D ou E, ou estresse excessivo.

Para inverter o contexto e tratar essa queda de imunidade, o melhor caminho é investir em uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Além das frutas, vegetais, cereais e plantas que são ricas em benefícios medicinais, as pessoas podem procurar um médico e fazer um tratamento com suplementos de farmácia. Todavia, se a natureza oferece alternativas saudáveis, porque não desfrutar desses benefícios?

As aftas tendem a desaparecer com 7 – 8 dias, mas como citado, elas são doloridas, ardem e queimam, quando temos na boca, fica difícil até mesmo de se alimentar e não é todo alimento que podemos consumir durante esse período. Mas ha alguns truques que podemos adotar para aliviar a dor e também para fortalecer o sistema imunitário, de modo que elas não apareçam mais.

Importante sublinhar que necessariamente você deve adotar uma alimentação rica em vitaminas, minerais e nutrientes, investir em sucos com vitaminas C, aumentar o consumo de frutas vermelhas e assim, repor a carência de vitamina no seu organismo, as dicas para tratar as aftas, são momentâneas e passageiras, ou seja, se a reposição de vitaminas não for feita no organismo, ele vai continuar enviando esses sinais, como se estivesse gritando por ajuda.

Abaixo você encontra alguns remédios naturais que ajudam a combater aftas

Suco de cranberry . Estas bagas têm um efeito calmante e são capazes de restaurar a membrana mucosa da cavidade oral. Lave a boca com suco de cranberry, usando-a como se fosse um enxaguatório bucal normal. Esse mesmo suco pode ser consumido diariamente, combine ele com suco de laranja, pois ajuda a repor as vitaminas do organismo. 

Infusão de sálvia . Despeje 3 colheres de sopa de sálvia seca em uma xícara de água fervente, deixe esfriar e beba duas ou três vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio . Misture com água e enxague 5 ou 6 vezes ao dia. Bicarbonato de sódio é um dos remédios mais eficazes para aftas na boca., ele acelera a cicatrização, desinfeta a boca e ao poucos cozinha a ferida de modo que ela não incomode mais. 

Dicas extras

Procure consumir couve, ela é rica em vitaminas e nutrientes, o consumo diário desse vegetal fortalece o sistema imunitário. O mesmo se aplica ao espinafre, a beterraba, e outros vegetais. Entre as frutas, o limão, a laranja, a acerola são ricas em vitamina C e também ajudam na reposição de vitaminas. Se puder consuma pitaia, essa fruta é riquíssima em vitaminas, minerais e nutrientes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: