oleo de tomilho

Tomilho ou timo, é uma planta da família das Lamiáceas, cultivada amplamente na Europa, e é especialmente utilizada como condimento para inúmeros pratos, como molhos, carnes e peixes.

Dele também é extraído o óleo, que tem grande poder anti-séptico, é indicado no tratamento de infecções pulmonares. Seus benefícios medicinais não param por ai, também é rico em rico em propriedades antibacterianas, antissépticas e antiespasmódica.

Como já citado, o timo é uma planta nativa em toda a área do Mediterrâneo, onde é usado principalmente na cozinha. Seus óleos essenciais, extraídos através da destilação de flores e folhas frescas, contêm inúmeros compostos voláteis que oferecem muitos benefícios para a saúde.

O óleo essencial de tomilho é anti-reumático, anti-séptico, bactericida, carminativo, possui propriedades curativas, diuréticas, expectorantes, insecticida, estimulante e tônico. Pode ser usado para melhorar a circulação, fortalecer o sistema imunológico, tratar infecções e resfriados, estimular a digestão e desintoxicar o corpo. 

Popularmente utilizado na antiguidade, esse óleo era um produto medicinal poderoso e muitas doenças, enfermidades eram tratadas com o uso do óleo, principalmente aquelas de cunho respiratório, muscular e reumático. Hoje em dia, em qualquer farmácia de produtos naturais encontramos o óleo para a venda, mas o melhor é ainda fazer o seu em casa.

Todo produto industrializado perde um pouco suas propriedades originais, por essa razão, recomendamos que as pessoas fabriquem seu próprio óleo, pois assim temos a certeza de que as substancias serão aproveitadas.

Para preparar o óleo de tomilho essencial que você precisa: 25 gramas de folhas de tomilho fresco, 240 ml de um óleo transportador (azeite, coco ou amêndoa), um almofariz, uma panela, um funil e um frasco de vidro escuro, lavado e esterilizado. 

Lave e seque bem o tomilho, depois esfregue-o para liberar os óleos naturais. Coloque o tomilho em uma panela, adicione o óleo transportador e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, depois deixe esfriar. Despeje em um recipiente de vidro escuro e guarde em um local fresco e escuro.

Você pode usar o óleo essencial de tomilho de várias maneiras, inalando o aroma, colocando diretamente na pele ou como um enxaguante bucal natural:

  • Para aliviar a dor, misture três gotas de óleo de tomilho com 2 colheres de chá de óleo de gergelim. Use o remédio para realizar massagens na área afetada pela dor;
  • aliviar a fadiga: coloque algumas gotas desse óleo na banheira; e tome um banho prolongado.
  • melhore a saúde bucal: coloque algumas gotas de óleo de tomilho em um copo de água morna e use como se fosse um enxaguante bucal normal;
  • aliviar problemas respiratórios: adicione duas gotas de óleo de tomilho em uma panela de água quente e inale o aroma.
  • para descongestionar o peito: faça massagens na região do tórax para melhorar a respiração. 
  • Dores musculares e reumáticas: pingue algumas gotas do óleo e faça massagens nas regiões onde a dor estiver muito forte, para melhorar a absorção do óleo, use uma bolsa de água gelada sobre a região. 
  • Cólicas menstruais: com algumas gotas do óleo massageie todo o ventre, em seguida coloque uma bolsa térmica com água quente sobre o ventre e repouso, o alivio sera quase imediato.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: