Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Falso ou verdadeiro: água de gengibre emagrece mesmo?

Na busca pela forma física dos sonhos, toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo? E se eu contar para você que a água de gengibre emagrece mesmo e pode trazer grandes benefícios para a sua saúde?

O gengibre é uma raiz poderosa usada há milhares de anos, principalmente pelas culturas orientais, já que tem origem na Índia, na China, principalmente. As propriedades medicinais desse ingrediente ajudam na queima de gordura e o seu consumo pode ser feito em forma de água, chá e misturado a outros alimentos.

Neste artigo falarei sobre as propriedades mais importantes do gengibre, que o fazem ser conhecido como medicamento universal, e também como a água de gengibre funciona no processo de emagrecimento, como usar e muito mais.

 

agua de gengibre

 

Por que a água de gengibre emagrece?

O principal fator que faz do gengibre um agente emagrecedor é a sua alta concentração de uma substância chamada gingerol, que possui propriedade termogênica.

A ação termogênica funciona da seguinte forma: ao ingerir o composto que possui essa propriedade, a temperatura corporal sobe um pouco, mas o suficiente para aumentar o ritmo do metabolismo, o que faz com que a queima calórica seja acelerada.

Para aumentar ainda mais essa perda de calorias indesejadas, é aconselhável praticar alguma atividade física logo após a ingestão de alimentos termogênicos como o gengibre, a canela, a pimenta e o café.

Convém frisar, também, que apenas o consumo de gengibre não promoverá um emagrecimento considerável, a água de gengibre apenas ajuda a perder alguns quilos e deverá fazer parte de um programa completo de perda de peso.

 Quais são as propriedades do gengibre?

Além de acelerar a perda de peso, o gengibre possui outras funções secundárias importantes no processo de emagrecimento e na manutenção da saúde em geral.

A ação anti-inflamatória de diversas substâncias presentes na raiz, como o cafeno, felandreno e o zingibereno, são responsáveis pela redução do inchaço corporal, bastante comum em mulheres com sobrepeso ou obesidade. Esses compostos do gengibre também ajudam a diminuir a celulite.

Outros benefícios do gengibre são a sua ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, o poder antifúngico e bactericida, que evita o aparecimento de diversas doenças e o seu poder de baixar o nível de glicose no sangue.

O aroma marcante do gengibre é um ótimo aliado no combate ao mau hálito causado por dietas restritivas, como as dietas Atkins e Dukan. Basta consumir a água de gengibre ao longo do dia para obter esse benefício.

O consumo diário da água de gengibre para emagrecer também traz bons resultados para a nutrição de todo o organismo, já que essa raiz possui algumas vitaminas e minerais essenciais como zinco, selênio, fósforo e magnésio.

 

agua-de-gengibre-4

 

Como preparar a água de gengibre?

Para obter um resultado melhor na sua saúde, é recomendado usar o gengibre fresco comprado em feiras orgânicas ou em lojas de produtos naturais. A raiz sem boa procedência pode estar contaminada com muitos agrotóxicos ou conservantes, por isso, evite também o gengibre ralado ou em pó.

O preparo da água de gengibre é bastante simples, basta colocar 4 ou 5 rodelas finas da raiz em 1 litro de água filtrada ou mineral. É necessário manter a água na geladeira e deve ser consumida em até 24 horas, pois, após esse tempo, o gengibre perde as suas propriedades e pode estragar.

Caso você não goste muito do sabor picante característico do gingerol, pode acrescentar outros ingredientes na sua água de gengibre, como:

  • 1 ou 2 paus de canela
  • 3 rodelas de laranja
  • 6 gomos abertos de tangerina
  • 2 rodelas de limão
  • 4 rodelas de berinjela ou pepino

Todas essas quantidades são recomendadas para cada litro de água. Use sempre ingredientes frescos e nunca acrescente produtos quentes. Escolha apenas uma ou duas opções da lista acima para não saturar a água.

Como consumir a água de gengibre?

O gengibre pode ser consumido pela grande maioria das pessoas, apenas alguns grupos específicos devem ter o consumo reduzido ou evitado.

Alguns médicos não recomendam o gengibre para gestantes por conta da sua possível ação nos hormônios femininos essenciais na gravidez.

O consumo do gengibre também deve ser evitado por pessoas com hipertensão arterial, já que a raiz possui substâncias estimulantes que elevam a pressão.

Pacientes com distúrbios hemorrágicos ou cálculos na vesícula biliar não podem consumir gengibre de nenhuma forma, já que correm riscos de sofrer hemorragias ou rompimento da vesícula.

Pessoas com hipertireoidismo (metabolismo acelerado pela tiróide) e hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue) devem evitar o consumo frequente de gengibre, já que ele potencializa esses problemas de saúde.

Para indivíduos saudáveis, sem os problemas citados acima, é recomendado que se faça uso da água de gengibre todos os dias, durante o dia todo, em substituição da água pura. Desse modo, pode-se observar bons resultados no processo de emagrecimento.

 

Gostou deste artigo? Já fez o teste para ver se a água de gengibre emagrece mesmo? Conte para nós os seus resultados e compartilhe com os seus amigos.

 

Redatora Natália Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: