Beneficios do Goji Berry

O goji berry é uma planta asiática, originaria das montanhas do Tibet, é uma fonte natural de energia, rica em aminoácidos, vitaminas e sais minerais.

Usada a mais de 600 anos na China, o fruto do Goji berry vem revolucionando o mercado brasileiro e isso se da ao fato de que segundo inúmeros estudos científicos, a planta trás benefícios para a saúde e suas propriedades vão além dos aspectos nutritivos, pois ajudam a prevenir doenças, combatem outras e favorecem na perda do peso.

Entretanto, não existe ainda, nenhum estudo de caráter científico que comprove que o consumo diário do mesmo, faça milagres para o emagrecimento, mas sabe-se que, ele inibe o apetite e seu uso continuo provoca saciedade o que contribui positivamente na perda do peso.

 

gojiberry

 

O fruto é rico de aminoácidos, vitaminas, sais minerais, possui uma variedade de graxos insaturados, antioxidantes, polissacarídeos e carotenoides. Os carotenoides são encontrados em frutos de pigmento vermelho e sua substancia previne o envelhecimento, protegem a pele e os olhos.

O goji berry apresenta também uma quantidade de vitamina C cinquenta vezes maior que a quantidade encontrada na laranja, ou seja, é um forte aliando na prevenção de gripes, resfriados e alergias.

Para efeitos medicinais a dosagem recomendada é de 15 a 35 gramas ao dias ou 120 ml do suco do fruto fresco. Encontramos o goji berry em cápsulas nas farmácias de manipulação, seco, que é a versão mais comercializada no Brasil e o fruto fresco. 100gr do produto possui 256 calorias! Porém, como já foi falado e evidenciado, os benefícios do fruto para a saúde são incontestáveis.

Ele também é um aliado no combate e prevenção da impotência. O custo, por se tratar de um alimento novo no mercado, ainda é meio “elevado” mas vale a pena experimentar. Eu comecei usar o fruto seco em novembro do ano passado.

 

Benefícios do goji berry

Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. “Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevi­dade entre os tibetanos”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. “O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono”, diz.

Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Segundo a nutróloga, essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.

Ação oftalmológica: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. “A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos”, completa Tamara.

Ação fotoprotetora: Segundo a especialista, o betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.

Ação anticancerígena: “O poder antioxidadante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer”, explica a nutróloga.

Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

 

Redatora Elisandra de Moraes Gimenez

%d blogueiros gostam disto: