Intolerância ao Glúten

Confira as 10 reações provocadas pela intolerância ao glúten. Ainda que pareça irrelevante, esse tipo de patologia é mais grave do que se pensa. Intolerância ao glúten ou doença celíaca como é conhecida, é uma espécie de sensibilidade provocada por uma proteína que é encontrada nos cereais.

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten. Uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces. Provocando  portanto, dificuldade do organismo em absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Glúten: sintomas, causa da Doença celíaca

Diarreia com perda de gordura nas fezes. Vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemia.  Alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos. Ainda, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição. Essas são algumas das reações provocadas pela intolerância ao glúten.

Outrossim, pode acontecer o famoso quadro conhecido como “pele de galinha” conhecida como queratose capilar. Localizada na parte de trás dos braços, nos cotovelos e joelhos. Esse quadro demonstra a falta de ácidos gordos e de vitamina A.

Os sintomas são presentes todas as vezes que você consumir por exemplo: algum alimento rico em glúten. Portanto, observe que logo após ter ingerido o alimento, a tendência é ter tonturas, diarreias, vomito, as pernas levemente inchadas.

É importante ressaltar que cada pessoa reage em um modo. Portanto é essencial observar e procurar um médico para diagnosticar a patologia. Dessa forma, ele encaminhara o melhor tratamento para o caso.

As crises de enxaqueca e confusão mental, são também sintomas de quem tem intolerância ao glúten. Dependendo do nível de intolerância que você apresenta, certamente terá esses problemas. Dessa forma, se não forem cuidados com atenção, podem inclusive levar a depressão.

Pessoas com dificuldade de concentração. Excesso de cansaço físico, de fadiga mental. Com dificuldades em executar suas tarefas normais do dia a dia, podem ser portadoras da doença celíaca.

A intolerância ao glúten é uma patologia muito grave. Se o seu médico diagnosticar fadiga crônica ou fibromialgia, ambas podem ser desencadeadas pela intolerância ao glúten. Assim como a insônia e a depressão também podem derivar desse mesmo problema.

A intolerância ao glúten também diminui de forma muito importante as defesas do corpo, baixando as taxas de imunidade- Isso favorece o desenvolvimento de outras doenças, pois uma vez que o organismo se encontra frágil, fica vulnerável a qualquer virus no ar.

 

Diagnóstico de Doença celíaca

A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue. Pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade. Quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados.

Enfim, a demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta. Dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres.

 

Intolerância ao glúten

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos ajude a divulgar nosso trabalho informativo, nossa equipe agradece sua visita, volte sempre!

 

Fontes de pesquisas: Doença celiaca – Wikipédia

Doença Celiaca – Dr. Juliano Pimentel

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: