benefícios do mamão

A planta do mamoeiro é uma das plantas mais importantes que temos. Ela além de ser riquíssima de benefícios para a saúde, oferece nutrientes importantes no âmbito alimentar. Dela se aproveita o fruto, as folhas para fazer chá e farinha e suas sementes são indicadas para tratar problemas de constipação e outros.

Na mesa do brasileiro é um fruto comum e não falta, ele é gostoso, leve, poucas calorias, sua polpa levemente adocicada e macia, dela se faz sucos naturais, vitaminas, frapes, e até mesmo doces. E entre os frutos populares, o mamão virou o mais procurado por quem deseja perder peso ou tratar problemas de saúde de forma natural e saudável, mas o que será que tem essa fruta de tão especial?

Entre todas as propriedades notórias que a fruta possui, encontra-se o ácido fólico. Vitaminas do complexo B e C, e vitamina A, também estão presentes na fruta, que contém antioxidantes e flavonoides que combatem os radicais livres. E não para por aí seus benefícios, ela é rica em minerais como potássio, cobre, magnésio e fibras. O consumo diário do fruto ajuda a prevenir a integridade do sistema nervoso.

As vitaminas presentes na fruta em conjunto com os minerais, são aliados na prevenção do câncer de colón. O consumo frequente da fruta, de acordo com alguns estudos, também previne doenças cardiovasculares. No fruto também encontramos a papaína, enzima que ajuda a prevenir e tratar problemas digestivos. A papaína, é indicada em tratamentos de alergias e lesões.

Benefícios da fruta e da planta

Do mamoeiro se aproveita praticamente quase tudo, mas são as sementes as queridinhas de quem deseja perder peso sem afetar a saúde, bem como desintoxicar o fígado, melhorar o desempenho do intestino e outros. A semente do mamão possui uma enzima chamada alcaloide anti-helmíntico, conhecida como carpaína. Esta enzima por sua vez ajuda no combate de vermes e parasitas

Da polpa, como já citado anteriormente, pode-se fazer sucos, vitaminas ou até mesmo ser consumida no natural. Ela também pode ser utilizada em saladas, contornos com carnes, e outros coquetéis e aperitivos diversos.  Das folhas pode-se fazer o chá, que é recomendado para o controle da diabetes e colesterol. Delas também se extrai a farinha, basta torrar e moer as folhas. Por último se utiliza as sementes, embora possuem um gosto meio amargo, são super indicadas para melhorar o desempenho do intestino.

O consumo da polpa na forma natural diariamente pode funcionar como uma opção na perda de peso, por ser rica em fibras, proteínas, minerais e nutrientes, a fruta ajuda no controle do apetite, provoca sensação de saciedade e ajuda a equilibrar o furacão chamado ansiedade. Possui poucas calorias e pode ser uma excelente alternativa para quem malha. Por ser rica em vitamina A, ela ajuda no tratamento de queda de cabelos e prevenção de acnes.

A redação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: