bolo pão

Certamente o leitor é como eu, adoro inventar na cozinha, inventar receitar, testar novos pratos e ousar misturando ingredientes. Pois é, foi assim que eu descobri o bolo pão, misturando ovos e creme de leite, tudo feito no liquidificador.

Minha família não renuncia o pão todos os dias, a única coisa que eles aceitam é substituir o pão por bolo branco, sabe aquele comum? Tipo passa de pão de ló feito com leite quente e poucos ingredientes. Se não tem pão, não tem bolo simples pela manhã, a reclamação é geral.

A verdade que pela manhã café quentinho e pão fresco é tudo de bom, e na mesa do brasileiro, não pode faltar. Considerando esse contexto, eu comecei a variar, a misturar ingredientes para encontrar outras receitas para satisfazer a exigência da minha casa.

Pesquisando na internet encontrei algumas receitas de pão de creme de leite, mas ao testar achei a massa muito pesada e com forte cheiro de fermento. O fermento de pão precisa ser sovado muito bem, caso contrário, a massa não fica leve, ela fica pesada e exala um cheiro forte de levedo.

Então, eu troquei o fermento de pão por fermento de bolo, acrescentei leite e pouca farinha e no final eu tive um bolo pão, e foi um sucesso aqui em casa. No final, hoje minhas amigas fazem a receita, minha mãe e demais parentes, a verdade é que a receitinha simples virou um sucesso.

A massa fica leve e fofinha, o bolo pão dura 3 dias guardado em um pote bem fechado, com 5 minutos a massa está pronta e assando. Todavia, não tem bagunça, não tem sujeira, é econômica, e o melhor de tudo: deliciosa.

A receita do bolo pão

Para essa receita vamos precisar:

4 ovos

200 g de creme de leite

1 xícara de leite de vaca

100 ml de óleo da sua preferência (eu uso azeite)

2 xícaras rasas de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo branco

1 colher de fermento químico para bolo (pó royal)

Como preparar

Primeiramente adicione os ovos e o creme de leite no liquidificador. Em seguida, adicione 1 xícara de leite de vaca, ½ xícara de óleo e também o açúcar. Liquidifique até que a mistura esteja totalmente homogênea. Recomenda-se bater por 3 minutos.

Depois que os líquidos estiverem batidos bem, despeje em uma tigela e comece adicionar aos poucos a farinha de trigo. Com a ajuda de uma colher, misture tudo manualmente. Vai batendo até que a mistura esteja lisinha. Recomenda-se peneirar a farinha.

Enfim, adicione o fermento e misture com delicadeza, unte uma forma de pudim ou aquela que você preferir, eu uso de pudim, untem com manteiga e farinha, despeje a massa já pronta e leve para assar no forno pré-aquecido a 180 graus. Geralmente assa em 30 minutos, mas varia de forno para forno.

Está pronto para servir, o bolo pão, fica super macio e saboroso, na sua casa vai ser um sucesso, tenho certeza. Bom Apetite!

Se você gostou, curta e compartilha com seus amigos, volte sempre!

Curta nossa Página no Facebook…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: