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O poder da chia

A chia é uma semente que tem sido muito abordada por causa dos seus inúmeros benefícios à saúde. Isso porque ela é uma semente rica em nutrientes entre os quais se destacam os antioxidantes e o ômega 3, o que contribui para a manutenção e melhoria da saúde.

Por isso, neste artigo, você saberá mais sobre o poder da chia. Saiba quais os nutrientes esse alimento funcional contém, os seus benefícios à saúde e como utilizar na alimentação.

Nutrientes da chia

Os nutrientes presente nesse alimento são:

  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Gorduras insaturadas: ômega 3
  • Vitaminas: vitamina A e vitaminas do complexo B
  • Minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco, entre outros.
  • Fibras
  • Antioxidantes:

Como vimos, os nutrientes que se destacam na chia são os antioxidantes e o ômega 3, além das fibras. Esse alimento é uma das maiores fontes de ômega 3 no reino vegetal, assim como a semente de linhaça.

 

O poder da Chia

 

Benefícios da chia

  1. Ajuda a emagrecer

A chia é um ótimo alimento para ajudar no emagrecimento. Quando ingerida, ela dá mais saciedade porque forma um tipo de gel em contato com a água. Assim, ela reduz a fome e controla a ingestão alimentar.

Além disso, com ela é rica em fibras que controlam a absorção de açúcares no intestino. Os açúcares, principalmente os de rápida absorção presentes, por exemplo, em doces e alimentos refinados, são os principais causadores do aumento de peso. Isso porque, quando ingeridos, passam rapidamente para a corrente sanguínea aumentando bruscamente a glicose. Parte dessa glicose, então, é transformada em gordura e armazenado no corpo na forma de tecido adiposo.

  1. Ajuda no controle da glicemia e do colesterol

A chia também é um alimento que ajuda a controlar o colesterol e a glicose sanguínea por causa também da presença das fibras. As fibras desse alimento são nutrientes que, como vimos, junto com a água, formam uma espécie de gel. Esse gel cria uma barreira no intestino que controla a absorção das gorduras e dos açúcares evitando picos no sangue.

Além disso, o ômega 3 presente na chia também ajuda a controlar os níveis de colesterol. Ele reduz o colesterol ruim (LDL), além dos triglicerídeos, e aumenta o colesterol bom (HDL). Esse fator ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

  1. Melhora o funcionamento intestinal

Outro benefício ofertado pelas fibras dessa semente é na melhora do funcionamento intestinal, principalmente para quem sofre com constipação. As fibras da chia estimulam os movimentos intestinais e, além disso, absorvem água, o que ajuda na formação do bolo fecal e na evacuação. Isso ajuda também a prevenir doenças intestinais como o câncer.

  1. Ajuda na prevenção de doenças

Essa semente também ajuda a prevenir doenças. O seu bom conteúdo de antioxidantes ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, doenças neurológicas e até o câncer. Isso ocorre porque os antioxidantes combatem a ação danosa dos radicais livres presentes no organismo às células do corpo que podem justamente levar ao aparecimento dessas doenças.

Além disso, as fibras da chia também ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares como a aterosclerose e o infarto, além de prevenir a diabetes tipo 2.

Essa semente também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com isso, ela previne o ataque de microorganismos patógenos evitando, assim, o aparecimento de infecções e inflamações.

  1. Previne o envelhecimento precoce

Esse benefício oferecido pela chia ocorre por causa do bom conteúdo de antioxidantes dessa semente. Os antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, um dos causadores do envelhecimento precoce por causa dos danos que causam às células saudáveis do corpo.

 

 

Como consumir a chia

A chia pode ser consumida na forma de sementes, farinha ou em óleo. Pode ser adicionada em preparações como pães, bolos, saladas, frutas, molhos, iogurte, entre outras.

A quantidade dessa semente que pode ser consumida por dia pode ser em torno de 2 colheres de sopa.

Recomendações

Todos esses benefícios citados podem variar de pessoa para pessoa. É preciso lembrar que é necessário ter um estilo de vida saudável seguindo uma alimentação saudável e a prática de atividade física para que os benefícios desse alimento, principalmente em relação ao emagrecimento, possam acontecer.

Além disso, com o consumo dessa semente, é necessário aumentar a ingestão de água para, pelo menos, 2 litros por dia. Assim, os efeitos dessa semente em relação à melhora do funcionamento do intestino podem realmente ocorrer.

Alguns estudos podem divergir em relação aos benefícios da chia. Mas é evidente que essa semente é riquíssima em nutrientes e, por isso, deve estar presente na alimentação diária.

 

Redatora Samara Santos da Silva

 

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