Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

O poder do aroma dos alimentos

Na hora de nos alimentarmos, nosso corpo leva absolutamente tudo em consideração: cheiro, textura, sabor e aparência. Isso se dá por causa do processo evolutivo do homem primitivo, quando precisávamos coletar nossos alimentos nas florestas, era preciso saber identificar o melhor instintivamente.

Ao passar dos anos, foram feitos estudos que comprovam que o cheiro do alimento influencia na porção que o indivíduo irá comer, um exemplo que deixa isso muito claro, é pensarmos que quando estamos gripados perdemos o apetite, por quase não percebermos o sabor das refeições, a comida se torna desinteressante.

Muitas vezes não nos damos conta de como o aroma das coisas é importante para estimular nosso corpo. Uma prova disso é a aromaterapia, que infelizmente ainda é desconhecida por muitos.

A aromaterapia é um ramo da fisioterapia que trata problemas de saúde como a obesidade através do cheiro, utilizando-se principalmente de óleos essenciais, alguns cheiros são utilizados nesse método para evitar doenças e ações, por exemplo:

Gula e desejo por doces: pode ser tratada utilizando o aroma da baunilha

Conta o Stress: camomila, lavanda e bergamota são os aromas mais utilizados

Para a insegurança: sândalo, jasmim e bergamota são indicados, muitas pessoas ficam ansiosas quando são colocadas em situações que as deixam insegura, e isso as levam a comer descontroladamente.

Para depressão: Para afastar os sintomas da depressão, pode-se utilizar incensos, óleo essencial de limão, toranja, sálvia, sândalo, laranja e jasmim.

Quanto aos alimentos, já percebeu que quando estamos no shopping, próximo ao cinema, o cheiro da pipoca invade o ar e até mesmo quem não é apaixonado pelo alimento acaba sentindo desejo de experimentar?

Isso porque o nosso corpo está familiarizado com o alimento, e o cheiro influencia no nosso desejo por alimento. Alguns estudos comprovam que somos mais gulosos com alimentos que já conhecemos o cheiro, e acabamos comendo mais deles. Já os alimentos que tem cheiro mais forte e até mesmo desconhecido, acabamos dando mordidas menores, e tendo mais controle sobre a quantidade ingerida.

 

o poder do aroma dos alimentos

 

Você pode observar inclusive, que o cheiro do alimento é tão importante que existe uma indústria de aromatizantes para alimentos industrializados, isso porque o cheiro mais agradável faz com que você se sinta mais interessado pelo alimento.

Percebendo essa relação entre cheiro e alimentação, foram feitos alguns estudos ao longo dos anos e alguns cheiros podem nos fazer emagrecer! Isso porque eles atuam aliviando o estresse, ou inibindo a ansiedade que nos faz comer mesmo sem fome.

  • Canela

Além de quando consumida ser um poderoso termogênico, a canela estimula a libido, melhora a circulação, estimula o sistema imunológico e a desintoxicação do corpo.

Ela é capaz de inibir a vontade de comer por impulso, você pode espalhar a canela como objeto decorativo em sua cozinha, para que o cheirinho dela perfume o ambiente por alguns dias.

Uma opção ainda mais eficaz é utilizar o óleo essencial de canela. Você pode consumir algumas gotas em um copo com água e mel 30 minutos antes das refeições, ou pingar esse mesmo óleo em um lenço e inalar o cheiro.

  • Limão

Essa fruta é uma potente queimadora de gordura. E seu óleo essencial pode ser inalado visando melhor controle do apetite.

  • Sândalo

Pode ser usado para aliviar o que chamamos de “fome emocional” isso porque esta essência atua diretamente sobre os mecanismos da ansiedade.

A aromaterapia deve ser feita com um profissional da área, que irá saber atender as suas necessidades e expectativas, mas se você deseja utilizar esses aromas para obter benefícios em casa, existem algumas formas de aproveitar esses aromas:

  • Massagem

Nesse caos você vai precisar não somente do óleo essencial escolhido de acordo com sua necessidade porque o óleo essencial é muito concentrado e pode gerar queimaduras na pele, o ideal é que ele seja misturado à óleo de amêndoas, para que se dissolva e possa ser massageado no corpo.

  • Banho em banheira

Você pode pingar entre 3 e 6 gotas ao preparar seu banho e fazer uma imersão de seu corpo nessa mistura, aproveitando inclusive para sair do banho mais perfumada, a água morna misturada com os óleos te proporcionará uma excelente sensação de relaxamento, e boas respostas ao tratamento.

  • Travesseiro

Você pode pingar 3 gotas de óleo essencial no travesseiro, ou até mesmo no restante das roupas de cama, para inalar esses aromas a noite inteira.

  • Queimador de óleo

Além de serem lindos objetos decorativos para a sua casa, os queimadores de óleo servem para aromatizar a sua casa inteira.

Basta adicionar até 6 gotas de óleo essencial, diluídas em 2 colheres de sopa de água morna ao queimador, daí você acende a vela do queimador e já pode aproveitar os benefícios de uma casa aromatizada para a sua saúde.

  • Velas aromatizadas

São mais fáceis de encontrar e muitas vezes mais em conta que os óleos essenciais. As velas aromatizadas podem ser espalhadas pela casa trazendo benefícios parecidos com o queimador de óleo.

Uma curiosidade interessante sobre o mundo dos aromas, é que atualmente, existe disponível no mercado nacional, um produto que confere cheiro ruim aos alimentos, para que você perca o desejo de come-los.

É isso mesmo, é um spray com odor desagradável, que pode ser borrifado em armários e despensas, principalmente indicado para os locais onde você guarda guloseimas em casa. Assim, quando você desejar atacar o armário para furar a dieta comendo chocolates e doces, o forte odor fará com que você desista.

Muitas vezes ignorado, os aromas são parte essencial da nossa saúde, equilíbrio físico e corporal, e fazem com que mesmo inconscientemente decidamos o que iremos ou não comer. Então prestar mais atenção aos cheiros é uma forma saudável para melhorarmos nossa alimentação.

Cuide-se! Nossos sentimentos, os alimentos que comemos, os cheiros, os exercícios que praticamos, absolutamente tudo que se faz reflete diretamente na nossa saúde física e mental, e cabe a cada um a decisão de como viver e lidar com os benefícios e malefícios que encontramos no cotidiano, o mais importante é ter uma vida equilibrada.

 

Redatora Ana Carrera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: