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O que acontece quando falta vitaminas no organismo?

Vitaminas são essenciais para as funções do corpo. Saiba como identificar a falta de vitaminas e quais as consequências da avitaminose para o organismo.

A falta de vitaminas no organismo, também chamada de hipovitaminose ou avitaminose, pode decorrer de alguns problemas de saúde, mas a principal causa é a alimentação desequilibrada.

As vitaminas são micronutrientes fundamentais para o funcionamento do corpo, como nosso organismo não produz todas as vitaminas necessárias, nós temos que obtê-las através de dieta balanceada e consumo de alimentos saudáveis.

Importancia das vitaminas

 

Como identificar a falta de vitaminas

É preciso estar atento aos sinais de que o corpo está com carência de vitaminas. Quando ocorre avitaminose, alguns sintomas se apresentam, como:

  • Cansaço constante;
  • Pele seca;
  • Descamação nas unhas ou na pele;
  • Queda de cabelo excessiva;
  • Rachaduras nos cantos da boca;
  • Dormência e formigamento nas extremidades;
  • Cãibras constantes;
  • Em crianças: atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, assim como no crescimento.

Consequências da falta de vitaminas e suas funções para o organismo

Cada vitamina é responsável por uma função do corpo, portanto, todas são necessárias. Caso o organismo sofra com a falta de vitaminas, sérios problemas de saúde são desencadeados.

Também é importante conhecer as fontes de vitaminas, ou seja, em quais alimentos são encontradas. Assim, é possível balancear a alimentação e evitar a hipovitaminose.

  1. Vitamina A

Tem ação antioxidante, combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, contribui para a formação da pele, cabelos e ossos.

É encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, óleo de peixe e ovos, assim como em frutas e vegetais alaranjados ou verde-escuros, como manga, cenoura, abóbora, brócolis e espinafre.

A carência dessa vitamina resulta, entre outros problemas, em cegueira noturna e cálculos renais.

  1. Vitamina B1

Também chamada de Tiamina, preserva o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema circulatório, age na prevenção do envelhecimento, favorece as funções cerebrais, ajuda a metabolizar açúcares e carboidratos, e controla os sintomas de depressão.

A vitamina B1 é encontrada em cereais integrais, verduras, carnes, levedo de cerveja e nozes.

A insuficiência de vitamina B1 no organismo pode desenvolver Beribéri, doença que causa fraqueza e prejudica os músculos.

 

carencia de vitaminas 1

 

  1. Vitamina B2

Conhecida como Riboflavina, metaboliza enzimas, protege o sistema nervoso, está associada à produção de anticorpos e de adrenalina.

Grãos integrais, carne, leite e verduras, são alimentos que contêm vitamina B2.

Hipovitaminose B2 causa inflamações na boca e na língua, e anemias.

  1. Vitamina B3

B3, ou Niacina, melhora a circulação do sangue, controla diabetes e colesterol. Suas fontes principais são carnes, ovos e vegetais.

A carência dessa vitamina causa pelagra, enfermidade que provoca manchas na pele, diarreia e até demência.

  1. Vitamina B5

Contribui para a desintoxicação do organismo, favorece a produção de anticorpos, controla colesterol e triglicérides. É encontrada em leite, grãos, carnes, ovos, abacate, amendoim, vegetais, entre outras fontes.

A falta da vitamina B5 acarreta problemas como fadiga, insônia e cãibras;

  1. Vitamina B6

Necessária para produzir hormônios, metabolizar proteínas e auxiliar no crescimento. Suas fontes são espinafre, aves, peixes, feijões, sementes de girassol, banana, tomate, etc.

Anemia, seborreia, dermatites, fraqueza, irritabilidade, distúrbios do crescimento, são alguns dos problemas causados pela insuficiência dessa vitamina.

  1. Vitamina B7

Também conhecida como Biotina ou Vitamina H, é importante para a pele e para os cabelos, metaboliza a gordura, diminui o açúcar no sangue e previne infecções. É obtida através da gema de ovo, fígado, couve-flor, aves e frutas oleaginosas.

Dores musculares, dermatite, alopecia, eczema, seborreia e fadiga também são decorrentes da carência desse nutriente.

  1. Vitamina B9

Contribui para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico, auxilia na prevenção do câncer de mama e metaboliza os aminoácidos.

Hortaliças verdes, fígado e cogumelos são algumas das fontes.

A falta de vitamina B9 resulta em anemia, insônia, fraqueza, fadiga, problemas de memória, problemas digestivos e cefaleia.

  1. Vitamina B12

Estimula a produção de hemácias e a multiplicação celular. É encontrada no leite, queijo, ovos e demais alimentos de origem animal.

A carência de B12 causa problemas neurológicos e anemia.

  1. Vitamina C

Fortalece a imunidade, produz colágeno, contribui para a absorção de ferro e auxilia na cicatrização. Suas fontes são limão, laranja, acerola, abacaxi, mamão papaia, kiwi, e vários vegetais.

O escorbuto, doença que apresenta hemorragias da gengiva e dores nas articulações, é causado pela falta de vitamina C.

  1. Vitamina D

É produzida pelo nosso próprio corpo, necessária para a produção de insulina e para a absorção do cálcio. Alguns peixes também oferecem vitamina D, mas a principal fonte está nos raios solares. A maior parte da população tem carência de vitamina D, já que tomar sol não é mais um hábito frequente.

A falta dessa vitamina pode causar raquitismo e osteoporose.

  1. Vitamina E

Tem potencial antioxidante, protege o sistema cardiovascular e auxilia na prevenção do câncer. É encontrada em sementes de girassol, frutas oleaginosas, azeite e verduras escuras.

Hipovitaminose E acarreta problemas neurológicos e visuais.

  1. Vitamina K

Necessária para a coagulação do sangue e para a formação dos ossos. Pode ser obtida com o consumo de abacate, leite, fígado, verduras escuras e legumes, como couve e brócolis.

A insuficiência desse nutriente desencadeia hemorragias e má formação dos ossos.

É fundamental equilibrar a alimentação, e dar prioridade aos cereais integrais, carnes, leites, ovos, frutas e vegetais. Essas são as principais fontes de vitaminas.

Aos sinais de hipovitaminose, procure acompanhamento médico e faça os exames necessários para verificar como estão os seus níveis de vitamina no organismo. Postergar os cuidados com a saúde é arriscar a própria vida!

 

Redatora Nalva Amancio

 

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