olho de sogra

Olho de sogra é um docinho irresistível, seja nas festas infantis ou em qualquer outra festa. Nos casamentos por exemplo, não pode faltar, porque é verdadeiramente delicioso. A saber, ele é feito a base de ameixa preta sem caroço e recheada com um creme feito de leite condensado.

A origem desse doce, segundo a história é portuguesa. Mas antigamente ele era chamado de olho de cobra e não levava a ameixa por cima. Todavia, existem dois tipos de olho de sogra, o gourmet, que consiste em uma ameixa suculenta sem caroço recheada com creme de leite condensado e o original é uma bola de doce feito com leite condensado e coco e com uma ameixa por cima.

Segundo a lenda portuguesa, o nome olho de sogra vem do fato que a mãe deveria vigiar a filha quando encontrava seu pretendente. Portanto, nesse caso, servia um grande olho, pois a sogra era aquela que vigiava com grande olho e acompanhava todos os detalhes.

Existem muitas histórias e culturas acerca de como surgiu o nome do doce original que era uma espécie de beijinho com ameixa. Uma segunda lenda conta, que certa ocasião a sogra estava ensinando a nora a fazer um doce de coco e para fazer a nora errar a receita, teria colocado ameixas e por isso o nome do doce que teria nascido de uma receita errada.

Enfim, até mesmo a Deusa Afrodite, levou fama de ser uma sogra de grande olho que controlava tudo. Histórias e lendas é o que não falta, mas será que as sogras são ruins mesmo e possuem olho grande? Outrossim, será que elas são mesmo a inspiração do nome desse doce? Todavia, não podemos saber, mas vamos a receita.

A receita, os ingredientes e seu preparo

Ingredientes

500g de ameixa-preta sem caroço

2 latas de leite condensado

200g de coco ralado

2 colheres (sopa) de margarina sem sal

1 gema

Açúcar cristal a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Primeiramente inicie cortando as ameixas ao meio, cuidado para não as desgrudar, bem como, corte sem separar as partes e com elas forre um refratário pequeno e reserve.

Em seguida, em uma panela, coloque o leite condensado, o coco, a margarina e a gema e leve ao fogo médio, mexendo, até cozinhar e soltar do fundo da panela.

Posteriormente, retire do fogo, coloque sobre as ameixas, alise com uma colher, deixe esfriar e polvilhe com açúcar cristal. Em seguida, leve a geladeira e deixe esfriar por pelo menos 3h. Por fim, sirva.

Essa receita é a original, a diferença que ela não é enrolada na mão um por um, mas sim feita totalmente na travessa. Embora seja uma receita para festas, ela é ideal para aquele almoço de família, como sobremesa depois do almoço, fica delicioso e todos vão amar.

Para mais receitas, visitem nossa Pagina no Facebook

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: