Essa receita é conhecida como “rosca de colher” porque ela é uma massa mole que não precisa sovar e você coloca colheradas na assadeira e leva para assar.

Eu estava com muita vontade de testar. Ficou gostosa, mas achei que a massa faltou um pouco de açúcar. Vou postar a receita da maneira como fiz e ao final do post coloco as sugestões para quem quiser reproduzir.

Esse tipo de pão é muito gostoso, e se for para o final de semana e tiver uma visita, a dica é ótima. Todos vão gostar, não é difícil de fazer e nem leva muito tempo.

 

Ingredientes da massa:

1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1/2 lata de leite condensado
1 col. (chá) de sal
3 col. (sopa) de açúcar
2 tabletes (15 g cada) de fermento biológico fresco
500 g de farinha de trigo.

* Use xícara medida padrão de 240 ml
* Use todos os ingredientes em temperatura ambiente.

 

Modo de Preparo da Massa:

Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha) e vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo. A massa fica pegajosa, não é uma massa que desgruda das mãos.

Mantenha a massa em uma vasilha coberta com plástico filme e deixe crescer em local abafado até dobrar de tamanho. Não importa o tempo que leve, isso vai depender do quão quente esta na sua região e outros fatores. Pode levar 1 hora ou pode levar até 3 horas. Não se apegue ao tempo, mas a aparência. Veja abaixo a massa antes de crescer e depois de crescida. Tem que ficar assim:

Coloque a massa em colheradas (eu usei aquela colher de servir que é maior). Não precisa untar a assadeira mas eu salpiquei um pouco de farinha de trigo.

Coloque as colheradas lado a lado deixando espaço entre elas. Cubra e mantenha novamente em local abafado por 40 minutos.

Leve apara assar em forno preaquecido em 180ºC até dourar a superfície. No meu forno foram 40 minutos, mas no seu pode ser mais ou menos, veja se está dourado por cima e por baixo.

Retire do forno e jogue a meia lata de leite condensado que sobrou por cima. Não se preocupe, parece muito mas o pão vai absorver tudo. Salpique coco ralado (opcional). Eu usei a versão do coco úmido e adoçado.

Eu fiz uma assadeira grande que renderam 12 pães do tamanho de pão de hambúrguer. E ainda fiz uma rosca pequena na forma de buraco no meio porque sobrou massa.

Obs.: Eu colocaria no total 5 col. (sopa) de açúcar na massa, pois mesmo depois do leite condensado achei que estava pouco doce. Mas é questão de gosto ok? Depois vocês me contam o que acharam.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: