Hoje vamos ensinar a famosa receita do Pão de Queijo Fake que esta rolando na web. O “falso” pão de queijo que está literalmente bombando na web, e isso porque é feito sem leite, sem ovo, sem glúten e acredite: é simplesmente delicioso!

Certamente você esta se perguntando: fake? Sim, fake porque é falso, e isso porque não contem queijo, porém é delicioso do mesmo modo.  A receita não leva ovos, e nem glúten e ainda assim, é deliciosa, seu ingrediente principal é a mandioquinha salsa.

 

Mandioquinha Salsa

A mandioquinha salsa, também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, difícil achar quem não goste del, é muito versátil, de sabor suave e textura agradável, vai bem em sopas, cremes, saladas, cozidos ou até mesmo substituindo a batata em receitas de nhoque, purê, pães, tortas, e muitas outras.

É fonte de energia, rica em carboidratos complexos, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C. É um ótimo alimento para repor as energias e substituir algumas fontes de carboidrato simples em sua dieta.

É de fácil digestão, tanto que é muito consumida por bebês, idosos, convalescentes e atletas. A combinação cálcio, fósforo e potássio contribuí para a saúde dos ossos, equilíbrio hídrico (pressão arterial) e ajuda na recuperação muscular após atividade física intensa, entre outros benefícios. Já a vitamina C aumenta a absorção de ferro pelo organismo e tem ação antioxidante, importante para a manutenção da saúde e de um sistema imunológico forte.

 

Quais são os benefícios da mandioquinha?

A mandioquinha está repleta de nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, como por exemplo a presença de cálcio. Este mineral é essencial na formação e manutenção dos ossos, cartilagens e dentes, por isso que mandioquinha é indicada para proteger o organismo contra osteoporose.

Cálcio não é o único mineral encontrado na mandioquinha, isto porque magnésio, fósforo e manganês também estão presentes nesta raiz. Estes últimos nutrientes ajudam na prevenção de doenças como a anemia e ainda são indicados para diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), a exemplo das dores e do mau humor.

Fechando a categoria dos minerais importantes e que estão presentes nesta raiz, tem-se o potássio, um nutriente que auxilia na recuperação muscular e ainda ajuda a regular a pressão arterial. Desta forma é possível dizer que a mandioquinha é um bom alimento para compor a dieta de pessoas hipertensas.

Mesmo diante de tantos benefícios, a batata salsa ainda ganha destaque por ser uma fonte riquíssima de energia. Isso graças aos carboidratos presentes em sua composição, característica que também facilita a digestão. Além disso, mandioquinha é rica em vitamina B, C, E e K.

 

Como usar a mandioquinha?

Além de sopas, cremes, ou mesmo assada e cozinha, a mandioquinha pode ser utilizada para fazer pão, e é aqui que entra nossa receita fake de pão de queijo, o pão feito de mandioquinha salsa, é super nutrientes, rico de minerais e vitaminas, e sem glúten, ou seja, super indicado para os portadores da doença celíaca, que é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten.

 

Receita de pão de queijo “fake”

Ingredientes

5 ou 6 mandioquinhas médias
4 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
1 xícara de chá de óleo de coco bem quente (pode substituir por azeite extravirgem de oliva)
1 xícara e 1/2 de chá de água bem quente
Sal a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe a mandioquinha e, depois, amasse bem para formar um purê.
Misture esse purê com o polvilho e o sal.
Acrescente aos poucos o óleo e continue misturando.
Por último, acrescente a água.
Misture tudo até conseguir uma massa homogênea.
Faça bolinhas pequenas com as mãos (a massa não gruda nas mãos).
Preaqueça o forno e asse em forno baixo/médio (aproximadamente 180º) por mais ou menos 40 minutos.
O melhor modo para saber se está pronto é espetar um garfo ou palito num pãozinho.
Se o garfo ou palito sair limpo, os pães já estão bons para o consumo.
Sirva-os morninhos, acompanhados de um chá quentinho de canela e erva-doce.

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Equipe Emagrecer vida e saúde

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