Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Planta Vick – Propriedades Curativas

Também conhecida como hortelã japonesa, a planta vick , é indicada no tratamento de gases, flatulência, dores de estômago e contra náuseas ou vômitos.

A natureza é sem dúvida alguma a origem de muitos medicamentos naturais, e produtos curativos que são frequentemente mais saudáveis que os remédios que consumimos industrializados porque eles costumam ser ricos em contraindicações. E muitas vezes curam um problema, mas provocam outros devido aos seus efeitos colaterais.

Muitas pessoas sequer imaginam que o remédio vick vaporub é originário de uma planta, que tem os efeitos similares ao remédio que ficou famoso pelo país.

O uso dessa planta elimina muitos problemas de saúde, entre seus benefícios estão:

  1. Trata a asma

Para quem sofre com crises asmáticas o uso é muito parecido com o do remédio obtido desta planta que já conhecemos.

Você precisará macerar 6 folhas da planta, e coloca-las em uma garrafa preferencialmente de vidro, com 200 ml de álcool etílico líquido, mantenha essa mistura em local fresco e escuro durante uma semana.

Após os 7 dias de descanso a mistura está pronta e pode ser usada esfregando-a diariamente no peito de quem sofre de asma, para que a pessoa respire melhor, e evite crises asmáticas.

  1. Cura dor de ouvido

A mistura de 3 folhas com uma colher de sopa de azeite extra virgem, é capaz de curar a dor de ouvido causada por infecções. Basta fazer essa mistura e guardar em local escuro por 7 dias. Após esse período você pode fazer uso da mistura para pingar no ouvido infectado.

  1. Combate sinusite

Para combater a sinusite você irá precisar fazer uma inalação, você vai precisar de: meio litro de água quente, 6 folhas de planta vick, e tomilho. Misture por alguns minutos

Para usar a inalação: você pode usar um nebulizador com a mistura, ou molhar uma toalha, colocar sobre o rosto cobrindo a boca e o nariz e inalar a mistura.

 

para-que-serve-planta-vick

 

  1. Descongestionante

O processo é o mesmo que o usado para tratamento de asma, mas deve ser usado a proporção de 12 folhas de planta vick para 200 ml de álcool. Após o descanso de 7 dias você pode borrifar a mistura pela casa, aliviando os problemas respiratórios de todos que transitam pelo ambiente.

Ou para ter uma ação mais potente esfregar a mistura na pele.

  1. Cura resfriados

Se seu problema é um resfriado, todo seu pesadelo pode acabar de forma simples.

Você via precisar de: uma xícara de água quente, 3 folhas da planta vick, uma colher

de sopa de suco de limão e mel a gosto.

Para fazer: esquente a água e coloque as folhas na xícara, deixando a mistura tampada por alguns minutos, após esse preparo adicione o limão e o mel e misture. Está pronto para tomar e sentir todo o alívio de amanhecer curado no dia seguinte.

  1. Elimina os vermes

O ideal é que o chá dessa planta seja tomado pelo menos uma vez a cada seis meses para combater problemas com o aparecimento de vermes.

Infelizmente, devido as condições sanitárias todos nós corremos o risco de ter vermes, e eles geram problemas como coceira, e diminuição da absorção de nutrientes. Por isso é tão importante eliminá-los do nosso corpo.

  1. Para gases e dores no estômago:

Faça um chá com 20 folhas de planta vick, e 3 xícaras de água quente, deixe coberto por 10 minutos e coe antes de tomar.

Você pode adoçar com mel, e tomar o chá 3 vezes ao dia, visando melhorar gases, dores e náuseas.

Para intoxicações gastrointestinais, tome uma xícara deste chá sempre que apresentar sintomas como dores estomacais e diarreia. Ele funcionará para estancar o problema e evitará que você sofra com dores e cólicas.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou amamentando, diabéticos e portadores de doenças renais não devem fazer uso do chá de planta vick. Bem como seu uso deve ser evitado por crianças.

Se você já usou o medicamento que é originário dessa planta e teve algum sintoma de alergia, deve evitar o uso da planta conforme foi explanado acima.

Aromaterapia

Suas propriedades são amplamente utilizadas por diversas áreas, inclusive na aromaterapia que é um tipo de fisioterapia feita através dos cheiros, para estimular e provocar algumas reações no corpo.

O óleo essencial da planta vick, pode ser usado tanto em clínicas quanto em casa, para problemas como dores de cabeça, síndrome do intestino irritado. Possui um forte odor mentolado que no início do uso é quente e depois passa a ser refrescante.

Na aromaterapia é indicado por suas propriedades anestésicas, analgésico e refrescante.

Os remédios naturais são uma forma eficaz e segura de combater várias doenças, muitas pessoas passam a vida cuidando-se apenas através do poder de ervas e plantas curativas. Principalmente em países como o Brasil que possuem diversidade biológica.

Por muitos anos as pessoas se curavam e cuidavam apenas com o que a natureza oferecia, e praticamente todos os remédios que compramos em farmácias hoje tem em seus princípios ativos produtos totalmente naturais. Isso porque a ciência estuda e investiga o poder dos alimentos, das ervas, e plantas em geral para fins curativos a muitos anos, e os remédios são uma evolução e muitas vezes associações desses elementos naturais.

Se você optar por se cuidar somente usando esse tipo de medicina, existem muitas alternativas para conseguir informações, e muitas pessoas possuem conhecimentos que podem ser consultados sobre chás, ervas, infusões e tratamentos para diversos tipos de doença.

Assim como todos os medicamentos, não exagere no consumo de chás e infusões apenas acreditando que por ser natural não lhe causarão problemas, tudo em exagero tende a ser eliminado pelo corpo e visto como ameaça ao equilíbrio e saúde.

Em casos persistentes, quando o tratamento está sendo feito corretamente e os sintomas não desaparecem, recomendamos que use outras alternativas para que seu corpo se cure, ter equilíbrio entre a medicina tradicional e a alternativa também é uma excelente maneira de aproveitar o máximo que as duas formas de tratamento podem te ajudar a ter uma vida melhor, mais saudável e longa!

              Gostou das dicas? Compartilhe o texto com seus amigos, e deixe seu comentário!

 

Redatora Ana Carrera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: