Certamente o leitor esta se perguntando limão na xícara? Sim, limão na xícara, uma ideia genial que deixa a casa perfumada o ano todo, além de decorada e com um pequeno particular: os insetos não gostam muito do cheiro que o limão exala. Portanto, é também um modo de manter a casa higienizada das moscas, insetos pequenos.

Você já experimentou ferver o limão e deixar o aroma se espalhar por toda a casa? Se não fez ainda, faça e quando fizer observe que as moscas desaparecem… A fragrância do limão funciona como um leve repelente para ambientes e é por isso que as moscas desaparecem!

Além disso, o limão é um fruto literalmente poderoso, com muitos benefícios, agora tente imaginar uma linda xícara com um pequeno pé de limão decorando sua casa e ainda perfumando, conseguiu?

Hoje vamos ensinar como plantar o limão e obter um lindo vaso, anote o passo a passo e mãos a obra!

Vamos precisar de sementes de limão, terra, água, pinça pequena e uma xícara do seu gosto.

 

Como fazer:

1. Separe as melhores sementes de limão e as deixe de molho por uma hora. Isso facilita o processo de remover a pelinha da fruta que fica em torno das sementes.

 

Hidratando as sementes

2. Retire toda a pele para que o processo de geminação seja mais rápido. Use uma pequena pinça para facilitar a retirada da pele.

 

Sementes hidratadas

3. Deixe a semente de molho, mais uma vez, por dois dias ou até que perceba que começou a germinação.

 

Sementes de molho

4. Coloque a mudinha num copo de vidro e cubra com solo úmido, como mostra a imagem abaixo: Se quiser decorar, coloque algumas pedrinhas.

 

Como dispor as sementes

Fica lindo! Viu como é fácil?

 

Pedrinhas para enfeitar

Procure regar sempre que o solo estiver seco e não se esqueça de sempre colocar a plantinha para tomar um banho de sol regularmente.

Se não funcionar na primeira tentativa, não desanime! Insista e dará certo. A prática leva à perfeição. Vale muito a pena espalhar vida, verde e cheirinho de limão nos cantos da casa com esta técnica.

 

Limão na xícara

 

Benefícios do limão

1- Rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas

Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O suco de limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

2- Rico em vitamina C combate os radicais livres

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatóide.

3- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas

Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

O limão também traz benefícios ao coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres que atacam a saúde das nossas células. Os radicais livres também agem das células dos vasos sanguíneos e paredes dar artérias, danificando-os e tornando-o mais suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. A vitamina C pode ser útil também para prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e doenças do coração em diabéticos.

4- Ajuda o sistema imunológico

A vitamina C também é vital para fortalecer o sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é proteger o organismo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser úteis em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

5- Ajuda na prevenção e combate ao câncer
Além da já conhecida ação da vitamina C na luta alternativa contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios da casca do limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

Cientistas também já sabem que o extrato de limão pode destruir uma grande variedade de células com câncer em diferentes partes do nosso corpo como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões. Ele eliminaria somente as células malignas, sem afetar as células saudáveis do organismo. Alguns artigos apontam ainda para a possibilidade de o limão ser mais efetivo do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Foi realizado um estudo na Europa com pacientes portadores de diferentes tipos de câncer. Neste estudo, pacientes que consumiram 150 gramas de frutas cítricas quatro ou mais vezes por semana tiveram uma diminuição significativa dos riscos de câncer, com exceção do câncer de mama. No entanto, um estudo americano semelhante, mostrou também uma diminuição no risco de câncer da mama em participantes utilizando as mesmas porções de cítricos.

Nota:
Ao consumir frutas cítricas é importante não ficar restrito apenas ao suco. A polpa, a casca e até as sementes devem ser consumidas quando possível. Uma pesquisa mostrou que 75 gramas de cítricos por dia (o equivalente a um limão Taiti médio), seria a quantidade mínima ideal a ser ingerida por aqueles que desejam reduzir os riscos de câncer.

6- Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL

Alguns estudos indicam que o limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo. Isto se deve aos flavonoides encontrados na casca do limão. Assim como em outras frutas cítricas como as laranjas e tangerinas.

Os flavonoides são antioxidantes com um poderoso efeito sobre os níveis de colesterol no organismo. Mas lembre-se que a grande quantidade de flavonoides do limão está concentrada na pele mais externa da casca. Ou seja, onde está a cor e o sabor amargo da fruta.

Em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science (Jornal americano que estuda as ciências humanas e sociais), publicado em 2013, os cientistas relataram que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol. O estudo também incluía exercícios regulares e uma dieta com pouca gordura.

7- Proteção contra a artrite reumatóide

Frutas cítricas, como laranjas e limões são ricas em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatóide. A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

8- Bom para problemas digestivos

Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel a esta solução.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: