É muito comum na hora de dormir travamos uma batalha com o travesseiro. A falta de sono é nos dias atual, um problema que milhares de pessoas enfrentam.

A ausência do sono pode ser apenas preocupações, ou até mesmo cansaço excessivo. Ainda outras características estão intimamente ligadas a insônia. Como o estresse, as preocupações, a ansiedade e outros.

Muitos recorrem a remédios para dormir. Mas os químicos causam dependência, conforme alerta a própria bula desses medicamentos. Por essa razão, se tornou bem comum o consumo dos chás medicinais.

Embora eles não tenham respaldo científicos, ajudam a relaxar o corpo e os músculos, proporcionando uma noite tranquila de sono.

6 plantas que podem ajudar a ter uma boa noite de sono

1. Kava-kava

De acordo com a nova revisão científica, a Piper methysticum só manda pra longe a insônia deflagrada por estresse crônico. Geralmente utilizada em cápsulas, é mais efetiva se ingerida após as refeições – mas pode demorar algumas semanas para começar a fazer efeito. Só que não é indicada a quem tem problemas renais.

2. Lavanda

Essa família de plantas não foi contemplada pelo trabalho australiano porque é mais usada na aromaterapia – e os ensaios clínicos em seres humanos são inconclusivos. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e a ansiedade. Se é isso que está fomentando madrugadas em claro, pode deixar a mente mais aberta a bons sonhos.

3. Erva-de-são-joão

A Hypericum perforatum tem mecanismo de ação análogo ao de alguns antidepressivos e, por isso, suas cápsulas combatem quadros de insônia ligados à depressão. Mas o neurologista Leonardo Goulart, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), diz que ela demanda cautela por certa imprevisibilidade durante o uso.

4. Valeriana

Segundo a revisão científica, a Valeriana officinalis melhora a qualidade do sono, apesar da carência de provas contundentes em relação ao tratamento da insônia em si.

Seria mais eficaz em quadros leves e moderados, especialmente se associada a outros fitoterápicos. É mais segura na forma de cápsulas e contra indicada a portadores de doenças no fígado e usuários de outras drogas sedativas.

5. Passiflora

Ficou de fora da revisão de estudos australiana pela falta de evidências de qualidade em relação ao seu uso. Originário do maracujazeiro, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono – e pesquisas apontam que isso acontece se há uma leve dificuldade para adormecer. Quando existe uma causa mais séria por trás da insônia, a Passiflora incarnata não costuma resolver a vida.

6. Camomila

“Por sua ação sedativa, é mais aconselhada a pessoas ansiosas”, diz Claudia Moretoni, professora de farmacologia da Universidade Federal do Paraná.

Na análise crítica, a Matricaria chamomilla é outra que pecou pela carência de bons estudos. Mas os expertos dizem que seu status de aliada das noites tranquilas não fica abalado se considerarmos o aspecto psicológico em torno do simples ritual de tomar o chá quentinho.

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