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Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Por que comer de 3 em 3 horas emagrece?

Todos nós já sabemos que para emagrecer é preciso se alimentar corretamente. E para auxiliar o equilíbrio alimentar muitos nutricionistas recomendam que comamos de três em três horas, mas você já parou para se perguntar por que?

O nosso corpo precisa de energia para funcionar bem, e a comida é quem fornece essa energia, se passamos muito tempo sem nos alimentarmos, o corpo começa a sofrer os efeitos da falta de alimento, que são prejudiciais para a nossa saúde.

Mas quais os benefícios de comer de 3 em 3 horas?

Mantém os níveis energéticos do corpo equilibrados

Quando não temos frequência correta para nos alimentarmos, o corpo entende que precisa estocar o que está recebendo naquele instante para um possível período de escassez de alimento que virá a posterior. Então o corpo tende a engordar.

Além disso, quando uma pessoa fica muito tempo sem se alimentar, o corpo sente falta da energia fornecida pela comida, o que gera cansaço e fraqueza.

Diminui o acúmulo de gordura

Comer frequentemente faz você diminuir as porções de comida, além disso, evita ataques de fome em que se come descontroladamente e geralmente qualquer guloseima. Nesses ataques de fome, comemos mais do que de fato precisamos naquela refeição, e o corpo acumula em forma de gordura tudo que foi comido além do que era necessário.

Além disso, comer refeições menores e mais pensadas para serem saudáveis fará com que seu corpo não tenha picos de insulina que trabalham armazenando gordura.

 

comer de 3 em 3 horas

 

Dá saciedade

Quando nos alimentamos de 3 em 3 horas são feitas em média 5 refeições ao dia, sendo 3 principais e dois lanches. Esses lanches quando bem pensados possuem poucas calorias e fazem com que você chegue com menos fome a refeição principal, assim, por mais que se coma várias vezes ao dia, as refeições tendem a serem menores e por não estar desesperada de fome, a pessoa se torna mais seletiva com o que irá comer.

Mantém o metabolismo acelerado

Cada vez que se come algo, o corpo precisa gastar calorias para realizar o processo de digestão desse alimento. Por isso, comer pequenas porções de lanches saudáveis no intervalo entre as refeições fará seu metabolismo acelerar.

Evita o catabolismo

Mesmo para quem deseja emagrecer, a massa magra é muito importante! Ter um bom percentual de massa magra acelera o metabolismo, é benéfico para a saúde dos ossos, e ainda te proporciona um corpo mais bonito, porque a massa magra diminui a aparência de problemas como a flacidez.

Comer regularmente evita o catabolismo, que é um processo que ocorre naturalmente no qual o corpo queima a massa magra já existente para obtenção de energia e aminoácidos.

Com as refeições regulares você sempre terá nutrientes chegando ao corpo e a energia se manterá alta, evitando que o corpo precise acionar esse sistema.

 

Se você tem dificuldades em se alimentar de três em três horas algumas dicas podem ser valiosas, confira:

* Planeje suas refeições

Nossos dias nunca são iguais, e sempre aparecem imprevistos. Acabamos perdendo mais tempo no trânsito, ou uma reunião que passa da hora. E ficar com fome na rua sem nenhuma opção de comida saudável acaba se tornando uma armadilha que sabota seus novos hábitos.

Por isso, tenha sempre consigo alimentos saudáveis, opções como oleaginosas são fáceis de carregar e de comer também, tenha sempre uma porção em tamanho suficiente, nem a mais nem a menos, porque o estresse cotidiano pode fazer com que você se sabote comendo a mais.

Se você conseguir, também é bem interessante fazer seu próprio almoço e levar marmita para o trabalho, assim será mais fácil controlar como seu alimento é preparado e o que você vai comer.

* Beba água

Muitas pessoas acabam não consumindo dois litros de água diariamente. Essa quantidade de água é o mínimo necessário para a boa manutenção do corpo durante um dia.

Quando o corpo se desidratada, tende-se a ter mais fome, o intestino passa a trabalhar mais lentamente, e o corpo tenta reter ao máximo todos os líquidos ingeridos.

Beber dois litros de água diariamente é essencial para que sua dieta dê bons resultados mais rapidamente.

* O que comer?

Para ter uma alimentação equilibrada e alcançar o emagrecimento, aposte em alimentos naturais! Evite todo tipo de alimento processado, dando sempre preferência a consumir frutas, legumes e verduras, gorduras naturais como a proveniente do abacate, e não deixe de fora do cardápio as proteínas de origem animal e vegetal.

Se você tem o hábito de comer biscoitos integrais nos lanches, leia o rótulo! Confira se de fato está comendo um alimento com farinha integral, ou se é apenas farinha enriquecida, esse detalhe pode estar sabotando sua dieta e você sequer percebeu.

Opções de lanches fáceis de carregar: oleaginosas, uvas sem semente, barrinhas de proteínas, saladas de frutas, lascas de coco desidratado, frutas e iogurte.

* Potencialize sua dieta

E para ajudar a queimar ainda mais gordura, não deixe de se exercitar! Os exercícios provocam sensação de bem-estar e fazem com que seu corpo funcione melhor.

Lembre-se: a sua saúde que é o mais importante, é um reflexo da sua alimentação e estilo de vida. Cuide-se!

 

Redatora Ana Carrera

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