Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Por que desintoxicar o figado?

O fígado é o maior órgão do corpo, e também um dos mais importantes, sendo um dos 5 órgãos vitais, ele deve filtrar todo o sangue do corpo, aproximadamente 1,5 litro por minuto.

Ele é constituído por milhões de células e cada célula representa uma micro indústria e desempenha uma função específica,essencial para o equilíbrio de todo organismo.

Enquanto ocorre o processo de filtragem do sangue, o fígado é responsável em enviar os nutrientes para o coração e para os demais órgãos do corpo, que absorvem os nutrientes de acordo a necessidade, portanto, não é difícil concluir que o papel desempenhado por esse órgão é fundamental para a nossa saúde vital.

O fígado também atua no sentido de reconhecer a presença de substâncias tóxicas no sangue – como drogas, venenos, álcool – para, a seguir, catabolizá-las, isto é, quebrá-las em moléculas menores, que poderão permanecer armazenadas no próprio fígado ou ser excretadas pelos rins, pele ou pulmões.

Com um papel fundamental como já citamos, o fígado desempenha funções vitais e de suma importância para o desempenho do organismo, mas infelizmente, por causa do péssimo estilo de vida da modernidade, ou seja, pelos maus hábitos, intoxicamos esse órgão, colocando em risco tantos trabalhos orgânicos insubstituíveis e inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Devido ao abuso continuo na alimentação errada, na vida sedentária, nos maus hábitos, o fígado vem sofrendo e pagando um alto preço, gerando e desenvolvendo doenças cronicas que afetam todo o organismo e esta cada dia mais danificado.

 

desintoxicar o figado

 

Os fatores mais comuns que levam a problemas no fígado, são: o consumo de álcool e fumo; a ingestão de alimentos muito fritos, grelhados e condimentados; o consumo frequente de comida gordurosapouco saudáveis e com altas concentrações de colesterol; a intoxicação prolongada advinda do contato com produtos químicos, metais pesados e outros venenos; hábito de dormir tarde (após 12:00); enervamento e alimentação interior de sentimentos de raiva e ocorrência de doenças hepáticas.

O resultado de todos esses abusos, são as doenças hepáticas que aumentam dia a dia… O que podemos fazer para reverter esse processo e ter uma maior e melhor qualidade de vida?

Saiba que um fígado intoxicado pode apresentar alguns sintomas como alteração na cor da urina e das fezes, icterícia (amarelecimento da pele), sendo este o sintoma mais evidente de problemas, que sinaliza a necessidade de mais cuidado.

A cor amarelada da pele, dos olhos e das unhas, se deve basicamente a acumulação de um pigmento da bile chamado bilirrubina, no nosso organismo. Este elemento é básico na hora de fazer a digestão, mas quando nosso fígado não funciona bem, ele já não é capaz de eliminar e filtrar este elemento que permanece disponível, depois de finalizada a digestão. A bilirrubina fica acumulada no organismo e causa essa tonalidade amarelada tão habitual nas doenças hepáticas.

 

O que podemos fazer para reverter esse processo?

Limpar o fígado é uma parte importante da atenção à saúde para equilibrar as funções naturais do corpo. Essa limpeza deve começar com a eliminação dos hábitos ruins e a inclusão de hábitos alimentares saudáveis, em todas as refeições diárias.

Para a desintoxicação do fígado, o melhor caminho é a realização de uma dieta depurativa que é aquela que exclui do cardápio alimentos nocivos para o quadro, tais como: carne, peixe, produtos lácteos, café, tabaco, químicos excitantes e qualquer tipo de alimento refinado.

Uma dieta para desintoxicar o fígado deve focar na introdução abundante de frutas e vegetais. Em particular, é necessário começar por comer muitos vegetais verdes – tanto folhas verdes como alface, quanto os vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor.

Dentro das frutas, as mais importantes para a desintoxicação do fígado são as maçãs, as cerejas, os morangos, as uvas e as nêsperas. As algas marinhas também devem ser incluídas na dieta por serem aliados de primeira linha, já que tendem a captar os tóxicos orgânicos, favorecendo a sua eliminação do nosso corpo.

Dietas para desintoxicar o fígado duram apenas alguns dias, mas são elas as responsáveis por liberar esse órgão das toxinas, dando melhor qualidade de desempenho para o mesmo.

Além de investir em uma alimentação saudável, invista em chás e infusões que depuram, o Cardo Mariano, as folhas de Alcachofra, o Dente de Leão, o Boldo, a Menta e a Sálvia são exemplos de plantas que favorecem o bom funcionamento do fígado e que são muito úteis para a sua depuração.

 

Fonte: Nutricionista Eliane Pentean Arena

Centro de Nutrição Celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: