chia amiga da saúde

A chia é originaria do México, no passado era comumente utilizada pelos povos antigos como forma de alimento. Essa semente faz parte da família das lamiáceas, que é a mesma família da salvia e do linho. Suas sementes são ricas em proteínas, nutrientes, vitaminas e minerais e ainda possuem propriedades medicinais.

Certamente o leitor já ouviu falar e muito das sementes da chia. Nos últimos tempos ela ganhou um grande destaque no âmbito nutricional. E de lá pra cá, tem sido protagonista de inúmeras receitas e dietas que levam a queima de gordura e estimulam a perda de peso.

Mas atenção, todo alimento deve ser utilizado com moderação e precisa também saber utilizá-lo para que assim, se possa extrair o melhor dos seus nutrientes. Com a chia, não é diferente. Um dos fatores essenciais da chia que você precisa saber, é que ela pode aumentar em até 27 vezes seu tamanho.

Nos EUA, no ano de 2016, registrou-se um caso de um homem que teve seu esôfago obstruído por causa das sementes de chia. Segundo o New Yorque Times, o paciente teve muita sorte e não foi a óbito porque sofreu a intervenção paramédica a tempo.

Tudo aconteceu porque ele teria misturado uma grande quantidade de sementes de chias na salada de frutas e consumiu em seguida, ou seja, ele não esperou que as sementes fossem hidratadas, para então, consumi-las. Isto é, esse foi seu grande erro.

Outrossim, vale enfatizar que as sementes antes de serem consumidas, precisam ficar 1h de molho na água. Quanto em contato com a água, elas aumentam de tamanho e se transformam em uma espécie de gel. Portanto, somente após esse processo é que elas estão prontas para serem consumidas.

Benefícios da chia para a saúde

Por ser fonte de proteínas, vitaminas e minerais, a chia pode ser um alimento versátil e fortalecer todo o organismo. Outrossim, ela é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres. Logo, seu consumo é recomendado para prevenir o envelhecimento precoce das células.

Ela é uma excelente fonte de cálcio, portanto, 2 colheres de chia por dia, equivalem a 1 copo de leite. Pessoas que consomem chia diariamente, possuem mais saúde óssea do que uma que não consome, por exemplo.

Do mesmo modo, para quem deseja emagrecer, ela é excelente, porque dobrando de volume no estomago, a semente promove sensação de saciedade, evitando que assim, as pessoas comam compulsivamente.

Por ser rica de fibras, a chia também é grande amiga do controle da diabete. Seu consumo diário ajuda no controle das taxas no sangue. Ela também tem efeito desintoxicante, isso graças aos seus antioxidantes, que atuam na limpeza do fígado, intestino e estomago.

E tem mais ainda! Para quem malha, a chia é uma excelente fonte de proteínas e muito indicada na dieta de ganho de massa muscular. Por ser rica em ácido linoleico, a chia também fortalece as funções cognitivas cerebrais, prevenindo doenças como o Alzheimer.

Ainda, é rica em selênico e zinco. Portanto, se você ainda não sabe, a chia é a melhor amiga das defesas do corpo, e fortalece diretamente o sistema imunitário contra doenças e baixa resistência.

E para quem sofre de doenças reumáticas, saiba que a chia tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser uma grande aliada no tratamento contra esse tipo de doenças. Outrossim, suas propriedades tratam o organismo de modo de deixar qualquer inflamação bem longe.

Como e quando consumir a chia

A semente da chia pode ser consumida em sucos, vitaminas, saladas, sejam elas de frutas como e verduras. Todavia, é necessário lembrar que antes de serem consumidas, elas devem ser hidratadas. Também pode ser utilizada em sopas, caldos e outros.

Todavia, é importante sublinhar que a ajuda de uma nutricionista pode ser a melhor escolha. Certamente, ela é a melhor pessoa para escrever um programa de como consumir e quando consumir. Vale lembrar, que a chia tem muitas vitaminas e é super nutritiva.

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