Fala a verdade, quem é que não gosta de pudim de leite condensado? Uma das receitas mais antigas que existem, que tem sabor de infância, lembrança da cada da vovó e de domingo em família, onde as crianças esperavam ansiosas por uma fatia do pudim!

Nossos domingos na infância eram marcados por pudim de leite condensado, primos correndo, família reunida e tudo junto tinha uma atmosfera meia magica, que hoje quase não vemos mais.

Mas vamos ao assunto principal dessa postagem, PUDIM!

Existem vários modos de fazer pudim. Tem gente que faz no forno, coloca a forma do pudim dentro de outra forma maior com água e limão dentro da forma e assa em banho maria.

Um outro modo e bem comum utilizado é fazer no fogão mesmo, usando a tradicional forma para pudim, aquela que vem a forma do pudim tradicional dentro de uma panela com tampa, aquela de uma volta, lembrou?

Essa forma de pudim tradicional era e ainda é uma das mais usadas, mas tem um detalhe, gasta muito gás! Porque o pudim fica ali dentro da panela em média 45 minutos, podendo ficar até 1h. No entanto, o sistema é o mesmo, dentro da panela coloca-se água e limão, ou água e vinagre, depois encaixa a forma de pudim dentro, tampa, e deixar cozinhar em fogo brando.

Na receita de hoje, você vai aprender a fazer na panela de pressão, olha depois que eu aprendi esse truque, aqui em casa fazemos com frequência a receita e em 10 minutos o pudim ta pronto, uma economia enorme de gás.

Toma nota da receita, assista o vídeo e bora já para cozinha testar e aproveita, reúne toda a família para um almoço no domingo com sobremesa de pudim de leite condensado para recordar os bons momentos da infância!

 

Tempo: 1h (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do pudim de leite condensado na pressão

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de maisena

Calda

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de achocolatado em pó

Modo de preparo

Para a calda, em uma panela, coloque o açúcar, o achocolatado e leve ao fogo médio, mexendo até derreter e virar uma calda grossa. Retire do fogo, coloque em uma forma média, de buraco no meio, e reserve. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, os ovos e a maisena até homogeneizar.

Desligue e despeje na forma caramelizada. Cubra a forma com papel-alumínio. Coloque a forma dentro da panela de pressão e acrescente água até cobrir metade da forma. Tampe a panela e leve ao fogo médio, por 8 minutos, após iniciada a pressão. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente, espere esfriar por completo e abra a panela. Retire a forma e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva.

Veja esse video do canal Panelaterapia e faça hoje mesmo…

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: