quebra queixo

Muitas pessoas adoram esse doce, mas nem sempre é fácil encontrar a receita por aí a disposição. Navegando pela internet, encontrei no site Comidinhas do Chef uma receita deliciosa e resolvi compartilhar com nossos seguidores.

Certamente você também é amante de doces a base de coco. O coco é uma fruta super saudável e nutriente e dela se fazem vários pratos, tanto salgado quanto doce.  

O doce de quebra queixo era bem comum antigamente e tenho certeza que faz parte da infância de muita gente. Decerto você também se lembra das bancas espalhadas pelas ruas da cidade que vendiam.  Além disso, encontrávamos o famoso quebra queixo nas feiras de agricultura, quermesses e parque de exposição, e dai lembrou? Bateu saudade?

Embora, o quebra queixo se pareça com uma cocada, ele tem um ponto mais mole e fica puxa – puxa. Quem se lembrou sabe, é uma delícia, e nos dias de hoje não é tão comum encontrar para vender. Portanto, fique atento a todos os detalhes e mãos à obra, sua família e amigos vão adorar essa receita.

A receita, os ingredientes e seu preparo

Ingredientes

1kg de açúcar (refinado ou cristal)

2 cocos fresco

1 xícara (chá) de água (240 ml)

Suco de 1 limão

Preparo

Primeiro passo é quebrar os cocos, extrair a fruta e cortar em pedaços. Em seguida, com a ajuda de um ralador ou de um processador, inicie ralando o coco natural. Importante não ralar tudo por completo, reserve alguns pedaços pequenos e inteiros para misturar no doce juntamente com o restante ralado.

Posteriormente, pegue uma panela grande e de espessura grossa, leve ao fogo médio com todo o açúcar e continue mexendo até que o açúcar derreta por completo e forme um caramelo.

Em seguida, quando o caramelo estiver denso e bonito, comece adicionando o coco. Mexa sem parar por 1 minuto e depois adicione a água e continue mexendo continuamente. Posteriormente, adicione o suco de limão e mexa sem parar sequer um minuto, e continue mexendo (40 minutos aproximadamente) até que todo o doce comece a soltar do fundo da panela.

O doce não pode passar do ponto, então quando você passar a colher na massa e ver o fundo da panela, é hora de desligar e despejar na assadeira previamente untada com margarina. Por fim, espalhe bem a massa do doce e deixe esfriar.  

Enfim, deixe esfriar naturalmente, não leve para a geladeira, e quando estiver frio está pronto para ser degustado, bom apetite.

Para mais receitas e dicas, te convidamos a conhecer a Página no Facebook.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: