Capa quindim de fuba e quindim tradicional

Certamente esse é o melhor quindim que você já comeu. Molhadinho, saboroso, cremoso, delicioso e tantos adjetivos que não cabem nessa publicação. Porque quindim é tudo de bom, difícil quem não goste e se dor de fubá e fácil de fazer, melhor ainda!

Essa receita tem uma textura maravilhosa, difícil encontrar algo parecido. Além disso, é fácil de fazer, basta por tudo no liquidificador e levar pra assar. Porém se quiser pode economizar de sujar o liquidificador, fica a seu critério.

Não precisa de batedeira, nem tão pouco liquidificador, como dissemos acima, pode bater na mão mesmo. Simples e rapidinho de fazer. No dia seguinte fica melhor ainda. Isso se sobrar algum pedaço para contar história.

Quando você espiar o passo a passo vai correr para preparar o seu. Pelo menos foi o que eu fiz, quando peguei esta receita. Corri pra fazer e o resultado tá aqui, compartilhado com você.

O quindim de fubá é uma variação do quindim tradicional feito de gemas de ovo. Ele é mais leve que o tradicional, mais fácil de fazer e pode ser consumido sem grandes preocupações com o colesterol.

 

Você sabe de onde vem o quindim?

Vamos falar de uma sobremesa que vai deixar qualquer pessoa com água na boca, o quindim. Você já se perguntou de qual estado brasileiro essa delícia vem? Sim, porque o Brasil é muito grande e sabemos que alguns doces ou outras delícias saem de determinado estado e se espalham pelo país inteiro.

Então, o quindim, cujos ingrediente principais são açúcar, as gemas dos ovos e coco ralado vem do nordeste brasileiro. Mas, verdade seja dita, quem trouxe essa receita para o Brasil foram os portugueses.

Nós colocamos o nosso toque especial, o coco ralado e passamos a chamar de quindim, enquanto o nome do doce em Portugal é “brisa do Lis”. Em terras portuguesas, no lugar do coco ralado a receita é incrementada com amêndoas.

Assim como fazemos no Brasil, em Portugal, o doce é feito em pequenas forminhas, lembrando um pouco as empadinhas ou em uma forma grande, como se fosse um pudim.

Agora que vocês já conhecem um pouco da história desse delicioso doce. Vamos aprender algumas receitas, da versão original, a novas “invenções”. Aprenda a fazer quindim.

 

Quindim de fubá de liquidificador

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 ovos
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite (medir na lata de leite condensado)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Posteriormente, leve para assar.
Asse em forma untada com manteiga e enfarinhada, até dourar.

Se quiser, assista esse vídeo e aprenda a fazer quindins – receita tradicional

Essa é a receita do quindim de fubá

 

PRM – Gostou? Compartilhe com seus amigos e volte sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: