Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Quinoa: quais são seus benefícios no emagrecimento

A quinoa, ou quinua (como é chamada em algumas regiões) é considerada uma espécie de cereal do ponto de vista botânico. A quinoa oferece diversos benefícios e, dentre ele, está o fato de que contém substancias que ajudam no transporte de oxigênio para as células sanguíneas.

A quinoa é conhecida também, por ser um dos alimentos mais completos e nutricionais, além disso, essa semente possui propriedades que ajudam a emagrecer. Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da quinoa para emagrecer, acompanhe o artigo!

 

Como a Quinoa ajuda no emagrecimento?

A quinoa ajuda a emagrecer porque fornece muita nutrição e, por conta disso, pode ser usada substituindo alimentos que são importantes para a alimentação de todas as pessoas, como o arroz, por exemplo.

 

quinoa para emagrecer

Suas sementes são ricas, em proteínas, vitaminas, minerais, e nutrientes que ajudam a melhorar as taxas de colesterol e isso respectivamente reflete em um melhor funcionamento do intestino.  A folha da quinoa também pode ser utilizada no preparo de sopas, mesmo que estas sejam difíceis de encontrar.

O amantes da semente dizem que uma das principais características dela, é que a quinoa possui um sabor suave, por isso foi introduzido rapidamente na alimentação de várias pessoas. Esses são os principais fatores da quinoa para emagrecer.

Quinoa é rica em nutrientes e minerais essenciais para uma dieta saudável e balanceada, suas fibras e proteínas contêm propriedades benéficas para o funcionamento do intestino, sua ingestão diária em quantidade moderada promove uma sensação de saciedade, reduzindo consumo de mais alimento, auxiliando na perda de peso. Por ser um alimento completo pode substituir o arroz ou até mesmo farinha de trigo.

Como é a produção e o mercado de quinoa?

A produção de quinoa no Brasil, é feita através da colheita da semente. O Brasil tem capacidade territorial e climática para consumir toda a safra da semente, mas a maior parte desses grãos são vendidos para a Bolívia.

 

Quais são os benefícios e propriedades da quinoa?

Além de ajudar a emagrecer, a quinoa oferece diversos benefícios para o corpo. Conheça quais são esses benefícios da quinoa e quais deles podem ser vantajosos para você.

  • Cura de anemia.
  • Prevenção de osteoporose (mulheres após o período de menopausa).
  • Faz bem para o coração.
  • Maior sensação de saciedade.
  • Melhora a memória de quem à consome.

 

Quinoa-efeitos-e-benefícios-no-organismo-02

 

Quais são as propriedades da quinoa?

A quinoa é rica em proteínas, como foi dito anteriormente. Porém, este não é o único fator que participa da sua composição. Vitaminas do completo B (B1, B2 e B3) são responsáveis pela absorção de cálcio e vitamina E, que são os antioxidantes, que também fazem parte de sua solução.

O potássio, ferro, magnésio e zinco também fazem parte da fórmula. Além de tudo isso, os aminoácidos presentes na quinoa ajudam a melhorar a memória e desenvolver a inteligência. Ácidos graxos também fazem parte dos aminoácidos que se fazem presente.

 

Receitas com quinoa para emagrecer.

Agora que você já está mais familiarizado(a) com os benefícios e as propriedades da quinoa para emagrecer, acompanhe algumas dicas de receitas que podem ajudar a melhorar sua alimentação.

* Suco de quinoa: Os ingredientes precisos para o suco de quinoa são 1 banana, cerca de 10 morangos médios, 3 colheres (sopa de quinoa em flocos) e 10 laranjas espremidas. Após isso, junte tudo no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

* Legumes saltados na panela com Quinoa: Legumes com Quinoa é comum em alguns lugares do país. Veja os ingredientes necessários para que você possa fazer em casa.

½ Xícara de cenoura ralada.
½ Vagem cortada.
½ Couve – flor cortada.
2 colheres de alho poró.
½ colher de sal.
1 xícara de quinoa.
Salsa picada a gosto.
Pimenta do reino a gosto.
Tomilho a gosto.

Preparo: leve ao fogo para cozinhar por 8 minutos, a vagem, a quinoa e a couve-flor, em seguida, em outra panela esquente o azeite e as especiarias do seu gosto e refogue todos os ingredientes. Prontinho, sua receita de legumes saltados na panela esta pronta, basta servir.

Espero que tenha gostado das dicas fornecidas neste artigo sobre o consumo de quinoa para emagrecer. Até breve!

 

Redatora: Neyanne Cristine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: