cha de alcaçuz

Regaliz ou Alcaçuz esse é o nome da raiz que extermina o excesso de peso, de sabor doce e agradável, comumente utilizada para adoçar bebidas, é também rica em benefícios medicinais.

Originária da Europa, a raiz de Alcaçuz ou Regaliz, tem grande poder na medicinal natural. Em países Europeus como a Itália, o regaliz mais conhecido como Liquizia é a matéria prima das balas mais amadas pelas crianças italianas.

Na Espanha, por exemplo, o alcaçuz é utilizado para adoçar bebidas, é também confeccionados em forma de pastilhas para um hálito limpo e refrescante. Suas propriedades medicinais ajudam no tratamento de infecções de garganta.

Mas o que poucos sabem é que essa raiz possui benefícios maravilhosos que vão desde combater a obesidade a prevenir e tratar inúmeras doenças.

A raiz de alcaçuz

O Alcaçuz é obtido a partir de uma planta, especificamente conhecida como pau doce. Embora seu uso é difundido como protetor da garganta, entre suas propriedades devemos enfatizar o efeito digestivo que tem.

Decerto por isso que é conhecido em todo o mundo, todavia sendo conhecida em cada região com um nome diferente. Sua utilidade é reconhecida desde os tempos antigos e nunca parou de ser utilizada e mais, da infância a fase adulta, seus benefícios são extraordinários.

Sua propriedades são: Anti-inflamatória, diurética, anti-espasmódica, antimicrobiana, expectorante, mucolítica, antitússico, anti-viral, antioxidante, antitóxica, antisséptico, tônica e anti-fúngica, laxante.

Uma das principais características dessa raiz é seu efeito anti-espasmódico, e isso traz benefícios principalmente pra quem apresenta doenças de estômago como cólicas. Outrossim, outros males que afetam o nosso sistema digestivo.

Além disso, é muito útil no tratamento de diarreias em crianças e adultos. Portanto ingerir uma infusão desta planta depois de suas refeições, vai ajudar a melhorar a digestão e a assimilação dos alimentos.

É comumente indicada em casos de: tosse seca ou tosse com catarro, gastrite, úlcera gástrica, bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, limpeza do organismo, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. Age também contra a infertilidade.

Para emagrecer

O consumo do chá de alcaçuz em jejum mantém o controle da fome, controlando a saciedade. Após as refeições também se aconselha tomar uma xícara do chá, pois vai acelerar a digestão e melhorar o potencial de absorção dos alimentos. Como a raiz é doce, o chá vai ajudar a controlar a compulsão por doces!

Para o chá

Ingredientes

1 litro de água

30 g de alcaçuz (pode ser a folha ou a raiz seca)

Leve ao fogo a água, em seguida junte as folhas secas e deixe ferver por 10 minutos, desligue o fogo, e abafe por mais 10 minutos e prontinho, o chá pode ser servido!

Fonte de Pesquisa: VidaLucida

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: