bolo da moça

Você já ouviu falar dessa receita? Em algumas regiões do Brasil ela é conhecida como bolo de leite, em outras como bolo da moça, bolo pega marido ou bolo bole. A receita é de um bolo consistente e cremoso, cuja consistência lembra pudim, porém é preparado com poucos ovos em relação aos bolos comuns, com farinha de trigo e leite em pó.

A receita que você vai aprender hoje, leva 1 litro de leite, leite condensado e leite em pó. Seu tempo de cozimento é 1 hora. O resultado final da receita é maravilhoso, um bolo bem macio, perfeito para ser degustado na temperatura ambiente e a qualquer hora do dia. Mas se você preferir, pode colocar na geladeira e consumir como pudim, também é bem gostoso.

Aposto que o leitor ficou com água na boca, por que não por a mão na massa e fazer o seu próprio bolo da moça? A receita leva ingredientes comuns, não é difícil de preparar, não faz bagunça na cozinha, pois é feito no liquidificador e em 1 hora está prontinho para ser servido.

Ingredientes:

 1½ xícaras de farinha de trigo (210 gramas); 1 xícara de açúcar (160 gramas); 1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; 3 ovos; 4 colheres de sopa de leite em pó; 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga; 1 colher de sopa de essência de baunilha.

Passos a seguir para fazer esta receita:

1 Ligue o forno e aqueça a 180º e numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha de trigo, o açúcar e o leite em pó. Dica: Nessa receita não vai fermento, por isso use farinha de trigo sem fermento.

No liquidificador bata o restante dos ingredientes: o leite, o leite condensado, os ovos, a manteiga ou margarina e a essência de baunilha. Dica: use os ingredientes em temperatura ambiente, desse jeito você garante que o seu bolo da moça fica na consistência certa.

Quando os ingredientes do liquidificador estiverem bem misturados, aos poucos, comece a adicionar os ingredientes secos (farinha, açúcar e leite em pó). Bata por mais 1 minuto ou até a mistura ficar homogênea. Dica: se o seu liquidificador não for muito potente coloque os ingredientes líquidos batidos na tigela dos secos e misture com a ajuda de uma colher.

Unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo no meio e coloque nela a massa do bolo – a massa fica bem líquida mesmo, porque esse é um bolo da moça molinho e cremoso, tipo pudim. Leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 50-60 minutos.

Dica: faça o teste do palito para confirmar que o bolo está consistente, lembrando que o palito não sairá completamente limpo porque o bolo é cremoso.

Espere o bolo da moça esfriar completamente antes de desenformar. Desenforme e sirva em temperatura ambiente ou gelado, ele é delicioso de qualquer jeito!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: