bolo cremoso de milho

O bolo de milho verde é um clássico na cozinha brasileira. Ele é delicioso a qualquer hora do dia, com café feito na hora então, é perfeito, principalmente se o café for feito como na roça: no coador de pano. Existem inúmeras variações de bolo de milho e muitas vezes não é possível fazer a receita como o ingrediente fresco. E por conta dessa dificuldade, nasceu a versão da latinha, com alguns ajustes e tão gostoso como a versão original.

A receita de hoje pode ser feita com o milho fresco ou com o milho da latinha, ambos terão uma consistência cremosa e irão te surpreender pelo sabor, textura e qualidade. A única diferença é que o milho fresco da mais sabor a receita, sabor de milho mesmo, já a versão feita com a latinha tem um sabor mais suave, porém gostoso igual. A receita é bem simples, feita no liquidificador e pode ter certeza que vai fazer parte dos seus bolos favoritos.

A receita

Para a massa você vai precisar dos seguintes ingredientes:  5 espigas de milho debulhadas ou 1 lata de milho verde; 2 copos americanos de leite; 2 xícaras de açúcar (320 gramas); 1 xícara de farinha de trigo (140 gramas); 1 xícara de queijo ralado; 3 ovos; 1½ colheres de sopa de manteiga ou margarina; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 pitada de sal.

Passo a passo da receita:

Bata no liquidificador o milho, o leite, os ovos e a manteiga ou margarina até obter uma mistura totalmente homogênea. Dica: se você estiver usando uma lata de milho verde não esqueça de escorrer o milho antes de colocar no liquidificador.

Coloque também no liquidificador os ingredientes secos (o açúcar, a farinha, o queijo, o fermento e o sal) e volte a bater até que tudo esteja completamente misturado. Dica: se preferir pode misturar os ingredientes secos numa tigela, adicionar a eles a mistura do liquidificador e bater manualmente ou com a batedeira. O sal ajuda a acentuar o sabor do milho verde.

Coloque a mistura do bolo de queijo numa forma untada e enfarinhada e asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos ou até dourar. Para conferir o ponto do bolo, faça o teste do palito.

Retire do forno seu bolo de milho cremoso com queijo e espere esfriar antes de desenformar. Você pode usar qualquer tipo de forma, pode ser quadrada, retangular ou aquela tradicional com o furo no meio. Essa receita é perfeita para as festas juninas, café da tarde, dias frios, bom apetite.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: