salpicão de natal

O salpicão é um clássico na mesa do brasileiro. Geralmente é consumido o ano inteiro, principalmente nos dias quentes do verão tropical brasileiro. Porém, quando chega as festas de fim de ano, ele ganha um toque especial das frutas de natal e com certeza, não pode faltar na mesa.

Hoje o leitor vai aprender a fazer o salpicão de natal, que se trata do salpicão tradicional com um toque das frutas da época e das frutas cristalizadas, e pode ter certeza de que vai ser um sucesso na sua mesa da ceia.

A receita

Tome nota de todos os ingredientes e não altere nenhum deles, pois quando mudamos os ingredientes, pode acontecer do sabor mudar também.

– Água (quantidade suficiente)

– 1 tablete de caldo de galinha

– 1 kg de batatas cortadas em cubos

– 1 peito de frango cozido e desfiado

– 1 lata de ervilhas em conserva (sem a água)

– 1 lata de milho verde em conserva (sem a água)

– 200 g de presunto cortado em cubos

– 1 xícara (chá) de azeitonas picadas

– 1 cebola picada

– 1 maçã verde picada

– 1 xícara (chá) de cebolinha picada

– 1 ramo de salsão picado

– 100 g de batata palha

– 1 vidro (250 g) de maionese

– Suco de 2 limões

– Azeite de oliva a gosto

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Aqueça a água em uma panela e dissolva o tablete de caldo de galinha.  Coloque a batata e deixe cozinhar até que fique al dente. Em seguida, escorra a água e coloque em um recipiente grande

Posteriormente acrescente o frango cozido e desfiado, a ervilha, o milho, o presunto, a azeitona, a cebola, a maçã, a cebolinha e o salsão. Conforme estiver adicionando os ingredientes, use uma colher para ir misturando simultaneamente.

Por último, coloque a maionese, o suco dos limões, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe na geladeira por umas 2h. Decore com a batata palha, mas adicione ela somente na hora de servir para que a mesma permaneça crocante.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: