Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Retardo mental, anemia, câncer, envelhecimento prematuro, é falta de ácido fólico

O acido fólico é super nutriente, é bom para o cérebro, para melhorar a imunidade, a saúde da pele, unhas e cabelo e é também essencial para as mulheres grávidas, pois ajuda na formação do feto.

Nosso corpo precisa de vitaminas e nutrientes ao longo da vida para se manter saudável. A falta de vitaminas pode causar transtornos, sendo um deles o aparecimento de doenças indesejadas, e se tem uma vitamina indispensável para o organismo é o ácido fólico.

Ela é solúvel em água e pertence ao complexo B. Por isso é também conhecido como vitamina B9, pode ser chamado também de folato e metilfolato. Essa vitamina, para entendermos melhor, é muito importante na síntese de células sanguíneas, e tem mais: ele também ajuda na síntese de ARN e de vários aminoácidos presentes no corpo.

Além disso, o ácido fólico ajuda na regeneração e produção de novas células, que é um processo feito por meio de reações químicas e enzimáticas. Também é responsável pela produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

 

Acido folico para a saude

 

Para obter esses benefícios, você pode investir numa dieta com carne, amendoim, hortelã, salsa, orégano, levedura de cerveja, aipo, espinafre e framboesa, por exemplo.

Infelizmente, quando esses alimentos são submetidos a altas temperaturas, acabam reduzindo a carga nutritiva. Por isso, para compensar e satisfazer a necessidade do corpo, é bom consumir porções maiores.

Um momento em que se deve fazer uma suplementação especial de ácido fólico é durante a gravidez, porque esta vitamina contribui para a formação correta do bebê.

Se, porém, você precisar do suplemento, converse com seu médico antes. Os suplementos de ácido fólico são vendidos em farmácias e lojas de produtos para atletas. É muito importante não ficar com carência desse nutriente.
A deficiência do acido fólico é algo bem sério coo citamos anteriormente e pode causar uma série de danos, como:

– Retardo mental

– Distúrbios em crianças

– Menopausa prematura

– Estomatite

– Enxaqueca

– Anemia

– Problemas de nervos

Pessoas sedentárias demoram mais tempo para assimilar a vitamina, assim como os fumantes, alcoólatras, mulheres grávidas e as que usam remédios contraceptivos.

Em média, um adulto deve consumir de 200 a 500 mg de ácido fólico por dia.

Se o esforço físico e mental aumentar, principalmente se for causados por estresse ou gripe, pode-se aumentar a dosagem.

 

Curiosidade: você sabia que o acido fólico é fundamental para o cérebro?

Aliado do cérebro: Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Segundo estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, na Flórida, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.

 

Voce sabia que o acido fólico é essencial para a saúde dos cabelos?

O ácido fólico também é conhecido como a vitamina B9, assim ela é considerada uma das vitaminas que faz parte das vitaminas do complexo B. Ela é muito benéfica para a saúde os fios capilares.

A sua importância está no fato de que ela é uma vitamina que atua na formação de novas células e no crescimento e desenvolvimento de outras células, nas diversas partes do nosso organismo.

É essa propriedade dela que a torna uma das vitaminas essenciais para o combate a calvície e para a melhor da saúde dos nossos cabelos. Por isso achamos importante aqui neste post apresentar os alimentos onde você pode encontrar uma boa fonte de ácido fólico, estes alimentos são: todos os vegetais de folhas verdes, fígado, arroz, laranja, trigo, soja e levedura de cerveja, abacate.

 

Deficiência de ácido fólico

Na maior parte das vezes a deficiência de folato é assintomática. Em casos graves pode haver fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico é feito pela dosagem de ácido fólico no sangue.

Uma deficiência de folato pode levar a anemia em adultos e desenvolvimento mais lento em crianças. No caso das gestantes, a ausência desta vitamina pode fazer com que o feto tenha malformações neurológicas.

Se você gostou compartilhe com seus amigos, socializar informação é também um ato de amor ao próximo!

 

A redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: