leite de linhaça

As sementes de linhaça são riquíssimas em fibra, ácidos graxos e Omega 6, seu consumo diário pode reduzir o colesterol. Outrossim, melhoram a saúde em geral e ainda promover a perda de peso.

A saber, além de nutritivo e saudável, o leite de linhaça é uma opção a mais de leite vegetal, o diferencial é suas propriedades saudáveis e notórias para o tratamento e controle do colesterol alto. Também possui substâncias anticancerígenas, em função da grande concentração de fibras presente no leite. Outrossim, ajuda a reduzir a glicose no sangue o que facilita a perda de peso e previne a diabetes.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para a saúde do coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose. É uma ótima opção para quem tem alergia ou não gosta do leite de soja.

Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção ao câncer, diabetes, doenças cardíacas e derrames.

O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D. Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras saturadas ou gorduras trans.

A única desvantagem para o leite de linhaça é que ele não contém proteínas.

Ingredientes

1 xícara de sementes de linhaça

1 litro de água

4 damascos para adoçar e dar sabor (pode ser 4 ameixas grandes) opcional

Preparo

Em um processador, triture todas as sementes de linhaça. Em seguida, coloque os damascos ou as ameixas de molho 200 ml água filtrada para hidrata-los. Posteriormente, junte as sementes trituradas com 1 litro de água no liquidificador e bate até obter uma mistura uniforme.

Deixe a mistura repousar por 3 horas, em seguida com a ajuda de uma meia calça, filtre essa misture e para dar sabor e um toque final, misture a água dos damascos e esta pronto para ser consumido.

Desvantagem

A única desvantagem para o leite de linho é que ele não contém nenhuma proteína. No entanto, existem inúmeras fontes à base de plantas excelentes de proteínas, como feijão, carnes magras (aves e peixes), lentilhas.

Bem como, oleaginosas, sementes, tofu, e grãos integrais que podem ser consumidos como parte de uma dieta equilibrada.

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Fonte de pesquisa e apoio: Linhaça

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