risoto de panela de pressao

Certamente você é mais uma de muitas pessoas que pensam que o risoto é um prato elaborado e difícil de fazer. Mas, hoje você vai ver que isso não é verdade e ainda tem mais: vai descobrir que o risoto é um prato bem popular.

Antes de tudo você precisa saber que o risoto é um prato bem comum e super fácil de fazer, ainda mais se for feito na panela de pressão. Outrossim, ele é um prato bem econômico, fica pronto rapidinho e todos gostam.

Primeiramente você precisa saber que existem dois tipos de risoto: aquele cremoso que é amanteigado, esse é levemente mais elaborado, e existe ainda aquele mais comum, o soltinho. De acordo com a história, o risoto nasceu na Itália em 1574 e o mais difuso e comum de todos, é o risoto a milanesa, feito à base de açafrão e manteiga.

Todavia, foi somente em meados do século XIX que o risoto ficou conhecido no Brasil. Conforme a história, com a imigração italiana, muitas novidades chegaram por lá e uma delas foi o risoto. De acordo com relatos, até os anos 80 o risoto era conhecido como arroz de forno.

Dessa forma, independente do seu nome, ele ganhou muitas variações em território brasileiro e hoje ele é um prato bem difuso e conhecido de norte a sul no Brasil. Geralmente é feito a base de carne, da mesma forma, pode ser a base de crustáceos, aves, peixes, legumes, especiarias e outros.

A receita, os ingredientes e seu preparo

Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

50 g de bacon em cubinhos

150 g de linguiça calabresa fresca desfeita (sem a pele)

250 g de peito de frango em cubinhos

1 cebola pequena picadinha

2 dentes de alho picadinhos

Pimenta-de-cheiro picada (ou outra)

1 xícara (chá) de arroz arbóreo (não pode lavar)

¼ de xícara (chá) de aguardente

1 tablete de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água

3 folhas de couve rasgadas

1 xícara (chá) de queijo minas em cubinhos

50 g de manteiga gelada em cubinhos

Parmesão ralado, cheiro-verde picado e sal a gosto

Preparo do risoto

Primeiramente, aqueça o azeite na panela de pressão em fogo médio e doure o bacon, a linguiça e o frango. Posteriormente, acrescente a cebola, o alho e a pimenta-de-cheiro e refogue bem.

Em seguida, adicione o arroz, refogue bem e regue com a aguardente. Posteriormente, espere evaporar e despeje o caldo de carne. Tampe e cozinhe por 8 minutos após pegar pressão.

Depois que desligar o fogo, libere imediatamente a pressão para abrir a panela, incorpore os demais ingredientes e misture vigorosamente antes de servir.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: