Sagu ao vinho

O sagu é um doce muito apreciado na mesa, de origem italiana e bem tradicional na serra gaúcha, ele tem seus segredos no preparo. E muitas pessoas infelizmente não sabem fazer, porque é necessário respeitar alguns passos e macetes para que a receita seja perfeita.

O sagu pode ser de vinho ou groselha, muitas pessoas fazem de groselha, mas o sabor não é o mesmo. Já aquele tradicional e original feito de vinho tinto, é suave, tem uma cor mais definida e característica do sagu tradicional e é popularmente consumida em algumas regiões do Brasil.

O sagu é um prato nutriente e rico em energia, tanto é que no passado ele fazia parte do cardápio da FUDEPAR e era consumido semanalmente nas escolas públicas de todo o Estado do Paraná. Dia de sagu, era alegria entre as crianças, embora era feito de groselha ou suco de uva, a molecada adorava e sempre pedia BIS.

Mas chega de curiosidades e recordações, vamos direto ao assunto: como fazer sagu ao vinho tinto.

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes

2 xícaras de sagu de mandioca

1,5 litro de água

1 ½ xícara de açúcar

1 garrafa (700 ml) de vinho tinto a sua escolha

4 pauzinhos de canela

2 cravos da índia

Preparo

Lave o sagu e deixe de molho em água fria por 20 minutos. Ferva a água e adicione o sagu escorrido. Cozinhe até que ele fique transparente (uns 15 minutos), mexendo sempre. Descarte a água e lave o sagu mais uma vez para tirar a goma.

Em uma panela, coloque o açúcar, o vinho, a canela e o cravo para ferver. Adicione o sagu escorrido e lavado e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Experimente o sabor e acrescente o açúcar a gosto. Se o vinho estiver muito forte, acrescente mais 1 xícara de água e deixe ferver.

Retire a canela e o cravo e passe a mistura para um refratário. Deixe esfriar. Depois de frio, cubra com filme plástico e leve para gelar por 3 horas. DICA: coloque o sagu em taças individuais e sirva puro ou acompanhado de creme de ovos ou sorvete de creme.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: