Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Surpreenda-se com os benefícios do óleo de louro

Talvez seja difícil imaginar que o óleo de louro possa fazer tão bem para a saúde, mas a grande verdade é que ele faz! Rico em nutrientes que colaboram significativamente com a saúde humana, o óleo de louro pode ser confeccionado em casa, de forma simples e utilizado nas mais diferentes situações, sendo uma delas: sua dieta!

O óleo de louro é um óleo essencial muito apreciado na aromaterapia pela sua estrutura única. Contém elementos de quase todos os grupos químicos que fazem parte dos óleos essenciais. O resultado disso é a ampla gama terapêutica.

O Óleo tem sido tradicionalmente usado para aliviar problemas digestivos, mas na aromaterapia moderna é usada como expectorante, anti-séptico, mucolítico, anti-reumático, devido a sua atividade antibacteriana e antiviral. O óleo essencial de louro pode ser usado para suportar o sistema linfático, especialmente nas condições de estresse e para fortalecer e reforçar o sistema imunitário enfraquecido.

 

beneficios do oleo de louro

 

Estimula a circulação sanguínea e linfática, e só algumas gotas deste óleo aplicadas nas glândulas linfáticas removam a migrânea, proporcionando uma sensação imediata de alívio. Este óleo de louro tem um odor agradável. É uma excelente adição nas formulações para o tratamento da artrite, das dores musculares, das veias varicosas e dolorosas, não apenas por causa da sua ação terapêutica, mas também pela sua aroma picante a ervas.

Na cosmética usa-se como a adição dos cremes e das loções para a pele oleosa, e também para os shampoos para cabelos oleosos e couro cabeludo. A inalação de pequenas quantidades do óleo de louro é suficiente para aliviar sintomas de doenças respiratórias, reduz a tosse e ajuda a excreção de muco.

Como fazer o óleo de louro em casa? Siga as instruções…

1

O primeiro que deve fazer é colher folhas de louro frescas. É importante que não sejam secas para poder manter todas as suas propriedades e elaborar o óleo muito melhor. Depois, também precisará de azeite de oliva virgem extra, ou de amêndoas se não tiver o de oliva. Quanto às quantidades, o ideal é usar um litro de azeite por 30 gramas de folhas de louro.

2

Quando todos os ingredientes estiverem prontos, já podemos começar com a elaboração do óleo caseiro de louro. Para isso, triture todas as folhas com as mãos ou com um pilão. Deverá esmagá-las até ver que começam a soltar um leve óleo. É por isso que devem ser frescas e não secas.

3

Quando estiverem bem trituradas, introduza as folhas com o óleo liberado em um recipiente com fechamento hermético e cubra com azeite de oliva. Depois tampe e deixe macerar por duas semanas em um lugar fresco e livre de umidade. Depois desse tempo, deverá trocar as folhas de louro por folhas novas para intensificar o aroma. Simplesmente volte a colher as folhas frescas, lave, esmague e incorpore ao pote com o óleo, tampe e deixe mais duas semanas.

4

Depois destas outras duas semanas, já pode peneirar o óleo. Para fazer isso precisará de um pano de algodão ou gaze. Coloque o pano sobre o recipiente onde pretende guardar o óleo para usar e jogue o azeite sobre ele. Depois, esprema o pano todo que puder para que retenha o mínimo de óleo possível.

5

O óleo de ouro esta finalmente pronto. Para aumentar o prazo de validade, acrescente vitamina E ou vitamina A. Outro detalhe, antes de ingeri-lo, se for o seu caso, consulte seu médico, algumas pessoas são intolerantes ao louro, assim como quem sofre de gastrite ou ulcera nervosa, não pode consumi-lo.

 

Como utilizar o óleo de louro

O óleo serve para massagear, por exemplo, para dores menstruais, faça massagens circulares no abdômen, essa mesma passagem serve para estimular um melhor funcionamento do intestino e também acelerar a digestão. Para dores de cabeça, use o óleo para massagear as têmperas, massageia pressionando fortemente por 1 minuto e sinto a sensação de alivio.

 

Oleo de louro para emagrecer

 

Para aliviar e tratar tosses, resfriados, crises de bronquite, massageie o tórax, na parte das costas utilizando varias gotas do óleo de louro, e observe que o alivio e a desobstrução dos brônquios será imediata. Para acalmar a tosse, o melhor lugar a ser massageado é a sola do pés, depois de massagear, coloque uma meia para aquece-los.

Para dor de garganta, use o óleo para massagear o pescoço e também as mãos, o espaço entre o dedo indicador e o polegar, ali exatamente naquele espaço onde a pele é macia e “molinha” tem uma glândula, que quando massageada, trata seja a sinusite, como faringite e as dores de garganta.  Quando você tocar, sentira a glândula, e quando a garganta esta inflamada, a glândula se apresenta levemente inchada e saliente, como a ajuda do óleo, fazendo massagens circulares, você vai sentir o alivio…

Para dores musculares, sempre a mesma coisa, massagear a região dolorida e ou afetada com movimentos intensos e circulares, essa pratica vai ajudar a tratar o problema e provocara o alivio das dores.

Para emagrecer: é o aroma do óleo que inibe o apetite e controla nossos desejos. O louro, como já citamos, tem propriedades sedativas e calmantes que agem diretamente no controle da ansiedade e nervosismo. Quando respiramos ou inalamos, a sensação calmante invade todo o corpo e ajuda a manter a compulsão. Para inalar, ferva agua e coloque algumas gotas do óleo, posteriormente respire o aroma.

 

Redação e organização: Priscilla Rodighiero

Fonte de pesquisa e apoio:

UmComo – receita de como fazer o óleo

Probotanic

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: