torta limão

Sobremesas a base de limão são sempre bem vindas, principalmente nos dias quentes do verão brasileiro. A combinação acida e azeda do limão, juntamente com o doce do leite condensado é uma delícia. Outrossim, o limão é fruto rico em vitamina C, doces a base de limão são leves, frescos e em alguns casos, ajudam a digerir.

Na Itália por exemplo, existe um doce chamado “sorbetto”. Se trata de um creme feito de água, limão e açúcar, que é levado ao Freezer e servido em pequenos copos bem gelado. Sua consistência é bem cremosa e se come com colher.

O sorbetto é sugerido como sobremesa digestiva, principalmente depois de um almoço bem farto, bem como, nos restaurantes italianos, ele é servido antes do segundo pasto. Ademais, o sorbetto de limão tira completamente o sabor do primeiro pasto deixando o paladar limpo e fresco para o segundo prato a base de carne.

A saber, isso vale também para limpar o paladar depois de um almoço a base de peixe, de carnes, de pratos elaborados com temperos fortes. O limão, como já sublinhado limpa o paladar e por isso é uma sobremesa mais que perfeita.

O preparo e seus ingredientes

Ingredientes

5 ovos;

3 colheres de sopa de amido de milho;

1 colher de sopa de manteiga;

200 g de farinha de trigo;

1/2 xícara de suco de limão siciliano;

Raspas de 2 limões sicilianos;

320 g de açúcar;

½ colher de chá de sal;

100 g de manteiga sem sal.

Preparo

A sobremesa esta subdividida em três etapas, não são complicadas, mas fica mais fácil concluir a receita dividindo em passo a passo, mãos a obra?

Primeira etapa

Ingredientes

1 ovo.

200 g de farinha de trigo;

1 colher de sopa de açúcar;

½ colher de chá de sal;

100 g de manteiga sem sal (gelada em cubos)

Preparo

Primeiramente, em uma tigela misture a farinha e a manteiga até obter uma textura semelhante a areia molhada, depois que concluir a primeira parte, adicione o sal, o ovo e o açúcar.

Em seguida, misture com a mão até obter uma massa homogênea, cuidado para não misturar demais! Nesse sentido, se a massa não solta da mão sozinha, talvez você precise adicionar uma colher de sopa de água.

Outrossim, quando a massa começar a soltar da mão, enrole ela com um filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos;

Posteriormente, com a ajuda de um rolo, estique a massa sobre uma superfície lisa até obter a espessura de aproximadamente meio centímetro.

Em segundo lugar, aplique a massa em uma forma redonda de aproximadamente 22 cm de diâmetro e 5 cm de altura, fure toda a superfície da massa com um garfo. Em seguida, leve ao forno médio 200ºc por 20 minutos. outrossim, vá mexendo até engrossar.

Desenforme o cheesecake e inicie o recheio.

Segunda etapa, o recheio

Primeiramente, antes de iniciar, separe as claras das gemas dos 4 ovos e reserve as claras e pegue os seguintes ingredientes:

1/2 xícara de suco de limão siciliano;

Raspas de 2 limões sicilianos;

100 g de açúcar;

4 gemas;

3 colheres de sopa de amido de milho;

1 colher de sopa de manteiga.

Preparo

Primeiramente, coloque o suco de limão em um copo de medida e complete 300 ml com água. Posteriormente, despeje em uma panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver totalmente.

Em seguida, misture o amido de milho em um pouco de água e adicione a panela ainda no fogo, mexa até dissolver e engrossar. Posteriormente, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e adicione as gemas peneiradas, sempre mexendo para incorporar. Por fim, adicione a manteiga e mecha até derreter e incorporar. Enfim, despeje a mistura dentro da massa assada

Terceira etapa

Prepare os últimos ingredientes da lista

4 claras (que você separou da etapa anterior);

200 g de açúcar.

Preparo

Bata as claras em neve, em seguida adicione o açúcar até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.

Em seguida, cubra a torta já recheada com esse merengue e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar. Por fim, decore com raspas de limão e sirva gelado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: