capa esporão

Hoje vamos falar do esporão calcâneo. Muitas pessoas sofrem desse problema, mas não sabem do que se trata, por essa razão, hoje estaremos explicando como acontece, quais são os sintomas e daremos algumas dicas naturais e caseiras que podem resolver o problema.

 

O que é esporão na verdade?

O esporão também é conhecido como artrose ou artrite. Ele é constituído de uma parte óssea que se desenvolve na região anterior do calcâneo (osso do calcanhar).

O calcâneo é o osso que possui maior tamanho de acordo com toda a estrutura óssea do pé. Ele é capaz de suportar todo o peso do corpo, sofrendo impactos intensos e constantes.

O acúmulo de cálcio no calcâneo gera a formação do esporão, e como é dolorido, algumas pessoas não suportam ficar de pé, não conseguem apoiar o peso no calcanhar, porque a dor é simplesmente terrível.

Sintomas

O primeiro e principal sintoma do esporão é a dor constante conforme já citamos. A dor tende a começar já nos primeiros passos do dia e pode se intensificar ao longo do tempo.

São poucos os casos em que ele provoca vermelhidão ou inflamação. Contudo, não é descartado que possa acontecer.

 

Causas do esporão

Nem sempre é possível identificar as causas do esporão, como falamos, as dores agudas no calcanhar sinalizam uma inflamação que pode ter sido gerada pelo acúmulo de cálcio no calcanhar, mas é muito relativo.

Uma dica importante para prevenir esse acúmulo de cálcio no osso, é ingerir alimentos ricos em magnésio, como: abacate, espinafre, legumes, banana, figo, amêndoa e sementes de gergelim.

 

3 formas de tratar

1. Manter o corpo alcalino

A dieta alcalina previne o acúmulo de cálcio nos ossos, evitando assim problemas como o esporão.

2. Massagens

Faça massagens diariamente no calcanhar, use óleos essenciais e também óleo de coco. Ambos ajudam muito nesse problema, aliviam a dor e te proporcionam grande sensação de prazer.

Os óleos de sálvia, tomilho, lavanda e hortelã, são os melhores para esse tipo de tratamento. Fazer compressas com cebola meia antes de dormir, também ajuda a combater a infecção e aliviar as dores.

O mesmo se aplica para a casca de limão, que é muito eficiente no tratamento natural do esporão. Basta cortar uma casca e colocar em contato com o calcanhar, use uma meia para manter a casca do limão firme e no lugar afetado.

 

3. Caminhar com ervilhas

Essa dica é excelente e funciona, porque ao caminhar sobre as ervilhas secas, você acaba massageando os pés e dissolvendo o cálcio acumulado no calcanhar.

Pegue ervilhas secas, coloque debaixo dos pés e faça um curativo, depois saia caminhando sobre elas, e elas vão massagear o calcanhar de modo a dissolver o cálcio acumulado.

Experimentem essas dicas e voltem sempre!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked*

%d blogueiros gostam disto: