Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Unhas fracas, onduladas, quebradiças, por que ficam assim?

unhas fracas
Compartilhe esse post:

Unhas bem tratadas, bem apresentáveis, saudáveis e vistosas. Esse é o sonho de toda mulher. Certamente, muitas de nós dedicamos tempo semanalmente na manicure. Isso porque, queremos ter unhas bonitas. Mas nem sempre é possível, algumas vezes elas se apresentam amareladas, esbranquiçadas, quebradiças. Outrossim, e quando aparecem aquelas ondulações que provocam relevo e que o esmalte não cobre, é simplesmente um pesadelo. Mas, por que acontece isso e qual a explicação?

Leia também >> Receita milenar é eficaz no tratamento contra fungos

Leia também >> Fungos nas unhas? Nunca mais, depois que você aprender essa receita

Unhas amareladas

Atenção: unhas amarelas é sinônimo de fungos. Esse é um dos fatores mais comuns. Portanto, se você observar que embaixo começa a ficar oca e aprecem manchas isoladas, procure um bom dermatologista para fazer um tratamento à base de antifúngicos e antimicóticos. Mas pode ser outros fatores, como por exemplo, o consumo exagerado de nicotina. Ademais, quem fuma, geralmente tem as pontas dos dedos amareladas, não somente a unha, mas o próprio dedo. O uso constante de esmaltes vermelhos e derivados, dependendo da pigmentação do esmalte, pode acontecer das pontas das unhas ficarem levemente amareladas. Portanto, o ideal é usar sempre uma base de qualidade protetiva, para que assim a unha não venha a absorver a pigmentação química do esmalte.

Já em casos mais graves, as unhas amareladas podem indicar problemas no organismo. Por exemplo, doenças ou carência de alguma vitamina e de nutrientes. Mas, como distinguir quando o problema é apenas estético de quando é algo que precisa tratar? Outrossim, se depois de suspender o uso do esmalte ou do cigarro, as unhas continuarem amareladas, melhor procurar um dermatologista. Somente ele, poderá diagnosticar o verdadeiro problema das suas unhas.

unhas fracas

A saber, em alguns casos, precisamos recorrer a um especialista. Quando o amarelo é proveniente da nicotina e de esmaltes, basta lixar bem as unhas por cima e posteriormente colocar de molho em água morna de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa operação resolve o problema, todavia precisamos repetir até que as unhas fiquem totalmente brancas de novo. Outra receita comum e eficiente, é usar a água oxigenada. Portanto, todos os dias antes de ir para a cama, coloque as unhas de molho em água oxigenada. Aquela para limpar e desinfetar machucados, em poucos dias deixa as unhas brancas novamente.

Esbranquiçadas

Qualquer tipo de mancha branca nas unhas é chamado de leuconíquia focal. Quando as marquinhas aparecem em pequenos pontinhos brancos, possivelmente foram causadas por traumas que passam desapercebidos. Bem como, pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos, como detergente e sabão. “Qualquer trauma, mesmo um microtrauma repetitivo pode levar ao aparecimento das manchas brancas. Por exemplo, o uso da unha para abrir embalagens muito duras”, explicou Apolónia Sales.

A falta de vitaminas e principalmente minerais como: cálcio, zinco, silício, ácido fólico e vitamina B12. Também podem causar o aparecimento dessas manchas brancas e deixar as unhas esbranquiçadas. Por isso é importante uma alimentação saudável e equilibrada. Pois nos alimentos encontramos os nutrientes necessários que suprem a carência do organismo.

Doenças como a psoríase, micose e anemia. Também provocam o aparecimento de manchas brancas nas unhas. Enfim, tendem a deixá-las fracas e quebradiças. Portanto, quando o organismo é afeto por esse tipo de doenças, a produção de queratina fica comprometida. Por essa razão, que as unhas ficam esbranquiçadas. Nesses casos, em que as manchas aparecem sempre com frequência, a melhor decisão, é consultar um médico especialista. Bem como, identificar o que se passa com seu corpo. A saber, toda prática preventiva só visa benefícios pra você e para sua saúde.

Fracas e quebradiças

Unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes. Bem como, anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo. Isso porque, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas. Deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações. Já no hipertireoidismo acontece o contrário – o metabolismo acelera. O que também prejudica, além das unhas, também os cabelos que começam a cair mais. Porém, nesse último caso, as unhas ficam mais rasas.

A carência de vitamina D, também é um fator a ser considerado. Porque essa vitamina é responsável por fortalecer a unha. Nutrindo e deixando-a mais resistente. Portanto, se o organismo está com carência dessa vitamina, provavelmente elas vão ficar quebradiças. O uso de acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Podem ressecar muito as unhas. Isso as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície. Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas. Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

Isso vale para o limão, rico em vitamina C, mas atenção, esse procedimento só pode ser feito de noite. Pegue um limão e esfregue sobre as unhas e deixe agir por 15 minutos. Posteriormente, lave muito bem com água abundante. As vitaminas do limão penetram diretamente na unha quando esfregadas nelas. Assim como, o repouso do sumo do limão sobre as unhas, faz com que elas absorvam as proteínas e minerais contidos na fruta.

Unhas onduladas e com relevo

Todavia, as ondulações nas unhas, costumam ser causadas por traumas (como uma batida) na matriz da unha. Região localizada logo abaixo da cutícula. A falta de proteínas no organismo e demais doenças também provocam ondulações e relevos.

“As ondulações podem sinalizar também uma infecção, deficiência nutricional ou alteração glandular (paratireoides). As causas podem ser uma deficiência fisiológica ou algum trauma, psoríase. Também, doenças que cursem com febre, quimioterapia. Deficiência de zinco, eczema crônico (alergia) ou paroníquia crônica (inflamação do tecido ao redor da unha)”. Assim Explicou a dermatologista Renata Francesconi, do Instituto da Pelle. As unhas são produzidas na parte viva, chamada de matriz, que contém microtrilhos que norteiam seu crescimento. Quando ocorre um trauma, alguma cicatriz pode ser formada, impedindo o crescimento perfeito da unha.

Retirada excessiva das cutículas pode causar ondulações nas unhas

O momento da “produção” da unha pode ser comprometido também com a retirada excessiva das cutículas. Bem como, com pancadas quando elas são empurradas. Esses traumas podem levar a inflamações e infecções. Gerando algumas ondulações ao longo das unhas. “Isso pode acontecer por hábito de cutucar a cutícula na hora de fazer a mão ou por calçados apertados. Para evitar os traumas nesta região. Ao fazer a mão, por exemplo, remova apenas o excesso da cutícula com cureta e hidrate com produtos adequados”. Assim afirmou a dermatologista Tatiana Gabbi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Umidade excessiva e fungos do tipo cândida também podem causar a inflamação da cutícula, provocando algumas imperfeições nas unhas. Quando as unhas apresentam também espessamentos, descolamentos e alterações na coloração.  Os problemas podem ser causados por lesões características na pele, como psoríase e líquen plano. Aconselha-se procurar o médico. Pois somente o dermatologista terá condições de avaliar a gravidade e prescrever tratamentos adequado para se recuperar essa unha. Ele também prescrevera vitaminas e nutrientes necessários para repor a falta deles.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.