Pages Navigation Menu

Portal de saúde e nutrição dedicado especialmente para aqueles que desejam emagrecer fazendo reeducação alimentar.

Você conhece o poder do manjericão?

O manjericão é uma especiaria comum na cozinha, principalmente na cozinha italiana. Os genoveses usam muito, e quase todos os seus pratos típicos levam o “pesto alla genovese” que se trata de um creme feito a base de manjericão.

Pesto Genovese é um dos molhos mais famosos da Itália e consiste na trituração de manjericão fresco, queijo parmesão, queijo de cabra, pinoli, alho, azeite de oliva, sal e pimenta.

A parte suas origens, você sabia que o manjericão é um excelente antibiótico natural? Rico em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, essa planta traz muitos benefícios para o corpo e para o organismo. Ainda, previnem o envelhecimento precoce e combatem o câncer.

 

Benefícios do manjericão

 

manjericão é uma erva altamente nutritiva. Ela fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Também contém óleos essenciais que fornecem aroma calmante e benefícios à saúde;  é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água. Vários vitaminas como a vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K pode ser encontrada na mesma.

Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.

Manjericão protege o corpo contra vários ataques bacterianos. Ele contém vários óleos como stragole, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno, que ajudam na prevenção de infecções bacterianas. Estes óleos têm aroma forte que mata os microrganismos no corpo.

 

6 benefícios da erva manjericão

1. É antibiótico natural

De acordo com  pesquisas científicas, o manjericão estimula o sistema imunológico.

Ele tem potentes propriedades antissépticas e antibacterianas e, assim, trata várias infecções.

2. Protege o coração e vasos sanguíneos

Esta planta é rica em vitamina B6 e magnésio.

O magnésio previne ataques cardíacos e fortalece o sistema cardiovascular.

A vitamina B6 evita o acúmulo de ingredientes nocivos, como a homocisteína.

Além disso, o manjericão normaliza o colesterol, reduz o risco de arritmia e facilita o relaxamento dos músculos.

3. Melhora a digestão

o manjericão é digestivo, combate a falta de apetite e parasitas intestinais.

4. Combate dores reumáticas

O chá de manjericão tem se mostrado eficiente para amenizar a dor reumática.

5. Bom para gripe e resfriados

Por ser fonte de vitamina C, o seu chá ajuda a levantar a imunidade, também aquece o corpo, estimulando que o organismo coloque pra fora o vírus da gripe. Também ajuda a prevenir infecções de garganta e brônquios.

6. Combate e previne o câncer

Por ser rico em antioxidantes restringe o crescimento e a proliferação das células cancerosas.

 

Como usar o manjericão? 

O manjericão é uma especiaria utilizada na cozinha do mundo inteiro. Pode ser utilizada para dar sabor a saladas, em carnes, sucos, molhos, mas atenção, para manter os efeitos terapêuticos da planta, é necessario  adiciona-la somente ao término da receita, ela não deve cozinhar por muito tempo, pois ao ficar dentro da panela no fogo pode perder suas substancias. o ideal é adiciona-la proprio no finalzinho do cozimento e apenas abafar.

Para ter um suco refrescante e com auto poder medicinal, basta bater 1 fruta (abacaxi, melancia), algumas folhas de manjericão e limão, o sabor é forte, mas ao mesmo tempo agradável e totalmente refrescante.

Para se obter um chá medicinal, basta ferver 200ml de água e acrescentar varias folhas da erva, desligue o fogo, abafe e tome em seguida, no período menstrual é uma mão santa!

Para uma bebida detox, você pode combinar limão, manjericão e gengibre.

 

manjericão

 

Anote a receita:

suco de 1 limão

200 ml de água

3 folhas frescas de manjericão

raspas de gengibre

gelo e adoçante a gosto

 

Preparo:

No liquidificador junte a água, o limão, o gelo, bata por 2 minutos, acrescente as folhas de manjericão e bate por meio minuto, o suficiente para despedaçar as folhas e as mesmas deixarem na água as suas substâncias medicinais, coe, adoce ao seu gosto e tome em seguida!

Ótima dica para iniciar o dia, principalmente nos dias quentes! Essa bebida revigora o corpo, acelera o metabolismo e te ajuda a queimar as gordurinhas.

 

Receita, organização e redação: Priscilla Rodighiero

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: